Obras do Canal do Sertão e Hospital Metropolitano do Agreste foram pedidos de Paulo Dantas ao presidente Lula
Obras foram incluidas em nova fase do programa de infraestrutura
A conclusão do trecho 5 do Canal do Sertão e a construção do Hospital Metropolitano do Agreste, em Arapiraca, anunciados como algumas das obras contempladas pelo Novo PAC, programa federal de investimentos em infraestrutura, já eram elencadas pelo governador Paulo Dantas como prioridades para Alagoas.
Como informou o 7Segundos, por meio do Blog Bastidores no final de janeiro, as duas obras foram tratadas no primeiro encontro com Paulo Dantas com o presidente Lula, em janeiro deste ano, quando a reativação do antigo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) ainda era uma ideia a ser colocada em prática. O presidente cumpriu a promessa e, em menos de um ano, assegurou a execução das obras.
No lançamento do Novo PAC, ocorrido na última segunda-feira (30) em Maceió, Paulo Dantas recebeu os ministros da Casa Civil, Rui Costa, do Transportes, Renan Filho, e dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, as duas obras foram anunciadas oficialmente.
O Hospital Metropolitano do Agreste, que ficará em uma área de 25 mil metros quadrados localizada às margens da AL 220, em Arapiraca, tem projeto orçado em R$ 170 milhões, que inclui 256 leitos, além de centro de diagnóstico e hemocentro. A nova unidade pretende reforçar a rende de atendimentos de média e alta complexidade para 46 municípios da região.
Já o Canal do Sertão, uma das maiores obras hídricas do país, já recebeu recursos nos governos anteriores do Lula e da Dilma. O trecho 5, que irá se estender do km 123 ao km 150, irá beneficiar diretamente as populações dos municípios de São José da Tapera, Monteirópolis e Olho d'Água das Flores. A obra, cuja extensão total é de 250 quilômetros, entre os municípios de Delmiro Gouveia e Arapiraca, vai beneficiar um total de 42 municípios alagoanos e possibilitar a irrigação de mais de 26 mil hectares de terra, mudando a realidade de milhares de mais de um milhão de alagoanos.
Novo PAC em Alagoas
O programa federal inclui ainda obras viárias em Alagoas, como a duplicação do Arco Metropolitano de Maceió e recuperação de rodovias federais; portuárias, com o arrendamento de terminais do Porto de Maceió; investimentos em energia e fibra ótica.
Além de obras que irão impactar diretamente a população de baixa renda, com a construção de mais de 11 mil unidades do programa Minha Casa, Minha Vida; 91 obras de infraestrutura de Educação, como a construção de novas escolas, creches e quadras esportivas; e a retomada de 23 obras de unidades básicas de saúde em 15 municípios, além das ampliações do Hospital Universitário e do Laboratório Central.