Detran realiza blitz educativa da Lei Seca para conscientizar condutores em Arapiraca
Ações para alertar sobre perigos de misturar álcool e direção vão percorrer todas as regiões do estado

Para conscientizar condutores sobre os riscos de dirigir após ingerir bebida alcoólica, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) realizou uma blitz educativa da Operação Lei Seca, nesta quinta-feira (09), em Arapiraca. Mais de 200 condutores e motociclistas foram abordados e realizaram o teste de alcoolemia.
A ação foi realizada no Bosque das Arapiracas e faz parte da campanha “Lei Seca: Cuidado que Salva Vidas”, que irá percorrer todas as regiões do estado para conscientizar, proteger e salvar vidas. A iniciativa busca ampliar as ações, trabalhando em duas frentes: fiscalização e educação para o trânsito. O objetivo da blitz é educar para que, posteriormente, durante as fiscalizações, haja uma redução de infrações referente à alcoolemia e mais vidas sejam salvas.
Este ano, no período de janeiro a agosto, houve uma diminuição de 55,78% nas prisões em flagrantes, e uma queda de 58,63% no número de condutores flagrados sob efeito de álcool, se comparados com os dados de 2022. De acordo com o tenente-coronel Eduardo Alex, gerente de Planejamento e Fiscalização de Trânsito do Detran, os números são reflexo do investimento em viaturas, equipamentos e nos agentes, com a ampliação do efetivo, possibilitando melhores condições de trabalho, o que resulta na redução significativa de flagrantes.
“Estamos trabalhando em todo o estado, não só em Maceió. Também passamos a enfatizar as ações no interior, em 40 municípios, o que antes não acontecia com tanta frequência. Hoje, abrangemos praticamente toda Alagoas. Começar essa ação educativa em Arapiraca representa um avanço enorme, por ser a segunda maior cidade do estado, que registra números altos de infrações, e assim vamos fazer nas maiores cidades de cada região”, explicou o tenente-coronel.

Condutores fizeram o teste de alcoolemia durante a blitz. Foto: Leandro Santos-Ascom Detran
Com o objetivo de educar, muitos condutores passaram a entender que a Lei Seca trabalha para preservar vidas e não para punir os motoristas. A biomédica Jaqueline Deodato, de 30 anos, foi abordada durante a blitz e aprovou a iniciativa. Ela conduzia uma motocicleta quando recebeu o sinal para parar o veículo. “Eu piloto há oito anos e apoio, porque quando estou no trânsito tenho que pensar por três: por mim, pelo pedestre e pelos condutores ao meu redor. Temos que dirigir pensando em todo mundo. Muitos não têm consciência, porque usam o celular, o WhatsApp e até mesmo misturam bebida e direção. Então, uma blitz como essa é muito importante”, afirmou.
Quem também enalteceu a ação foi o professor aposentado Luiz Antônio Ferreira, 64 anos. Após fazer o teste do etilômetro, ele ressaltou a importância da Lei Seca. “O carro é uma arma. Esse tipo de ação é fundamental para conscientizar as pessoas, pois estamos vendo muitas mortes no trânsito, que poderiam ter sido evitadas. Vejo muitos jovens que saem à noite, vão assistir a um jogo de futebol, bebem e voltam para casa dirigindo. Isso é algo inadmissível e a Lei Seca pode ajudar a mudar essa realidade”, comentou.
De acordo com Edira Soares, chefe de educação para o trânsito do Detran, é imprescindível trazer o trabalho educativo para a Operação Lei Seca. A ação foi realizada com o apoio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Arapiraca. “Esse tipo de trabalho contribui para que as pessoas passem a perceber que quando a Lei Seca está nas ruas, é para proteger o cidadão, porque a mistura de álcool e direção é extremamente perigosa, afetando toda a capacidade de decisão e as funções psicomotoras necessárias para a condução de um veículo. Então, por isso é muito importante ter a Lei Seca fazendo a sua ação de fiscalização, que é a sua principal atribuição, mas também quando ela vai para a rua de forma educativa”, ressaltou.
Ações da Lei Seca em Alagoas
As próximas blitze serão realizadas em Maceió, no próximo domingo (12), na orla da praia de Pajuçara, e também no interior do estado nas cidades de Piaçabuçu, Campo Alegre, Flexeiras e Joaquim Gomes.
Últimas notícias

Educação Infantil e Ensino Fundamental voltam às aulas dia 14 de julho em Palmeira dos Índios

Com nova tecnologia de ponta, Arapiraca reforça cuidado a pessoas com ISTs

Acidente entre motocicletas deixa duas pessoas feridas na Avenida Menino Marcelo

Mulher morre após cair de quase 100 metros durante prática de rapel no Sul de Minas

Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Santana do Ipanema

Núcleo de Línguas retoma atividades para mais de 200 estudantes
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
