Brasil

Em oito estados, 90% das vítimas da polícia são negras, diz pesquisa

Bahia e Rio de Janeiro encabeçam a lista

Por 7Segundos com Uol 16/11/2023 09h09
Em oito estados, 90% das vítimas da polícia são negras, diz pesquisa
Incursão da polícia em comunidade no Rio Imagem - Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

Uma pesquisa divulgada hoje revela que, em média, nove em cada dez vítimas da polícia têm a pele negra em oito estados brasileiros: Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí, São Paulo e Rio de Janeiro.

Os dados foram obtidos por meio de Lei de Acesso à Informação (LAI) pela Rede de Observatórios da Segurança.

O que diz a pesquisa

Foram registradas 4.219 mortes em intervenções policiais em 2022 nesses estados. Desse total, 3.171 registros informam a cor/raça das vítimas: são negras 87% delas, ou 2.770 pessoas.

Nesses oito estados, uma pessoa negra morreu pelas mãos da polícia a cada quatro horas no ano passado.

A Bahia ficou em primeiro lugar em proporção de vítimas negras, com 94,7% — pretos e pardos somam 80% da população no estado. Na sequência vêm Pará (93,9%), Pernambuco (89%), Piauí (88%) e Rio de Janeiro (86%).

No ano passado, a Bahia ultrapassou o Rio de Janeiro no número de mortes praticadas por policiais. Os dois estados foram responsáveis por 66,23% do total dos óbitos por intervenção policial, percentual que salta para 78% quando apenas as vítimas negras são contabilizadas.

Os números, porém, podem ser maiores. Há subnotificação no Maranhão, Ceará e Pará, que não registram satisfatoriamente a cor e raça das vítimas, segundo a pesquisa. "Os maranhenses não incluem essas informações. No Ceará, os registros foram feitos em 30% do total, e no Pará, em 33%.”.

"O estudo ressalta a estrutura violenta e racista na atuação desses agentes, sem apontar qualquer perspectiva de real mudança", comenta a cientista social Silvia Ramos, coordenadora da Rede de Observatórios. "As mortes em ação também trazem prejuízos às próprias corporações que as produzem."

"É necessário tornar a letalidade de pessoas negras causada por policiais uma questão política e social", disse Silva Ramos, da Rede de Observatórios.

Leia mais, clicando aqui!