Meio ambiente

[Vídeo] Alagoas Ambiental inaugura Estações de Tratamento de Chorume e Efluentes na CTR de Craíbas

CTR vai passar a gerar também, energia limpa, através do biogás produzido a partir do tratamento dos resíduos

Por 7Segundos 30/11/2023 16h04 - Atualizado em 30/11/2023 17h05
[Vídeo] Alagoas Ambiental inaugura Estações de Tratamento de Chorume e Efluentes na CTR de Craíbas
Estação de Tratamento de Chorume da CTR de Craíbas - Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

A Alagoas Ambiental, empresa alagoana responsável pelo Central de Tratamento de Resíduos (CTR), localizada na comunidade Lagoa do Rancho, zona rural de Craíbas, no Agreste de Alagoas, inaugurou nesta quinta-feira (30) uma Estação de Tratamento de Chorume, além de uma Estação de Tratamento de Efluentes e dois motores que irão proporcionar a geração de energia através da produção de biogás por meio de usina instalada na área da CTR. 

Estação de Tratamento de Chorume

O Diretor Técnico de Operações da Alagoas Ambiental, Marnes Gomes, afirmou que a Estação de Tratamento de Chorume tem capacidade de tratar 130 metros cúbicos de chorume por dia, o equivalente a 130 mil litros de chorume/dia. Marnes explicou que após o tratamento, o chorume se transforma em água desmineralizada, que pode ser utilizada para diversos fins, como a irrigação e a umectação de vias (controle de poeira), por exemplo.

A máquina que faz o tratamento foi adquirida em Portugal, mas é de tecnologia alemã. O processo de tratamento é feito por osmose reversa, que funciona aplicando uma pressão na água através de uma membrana semipermeável, que deixa passar apenas a água pura, rejeitando as impurezas. 

"O local onde os resíduos são depositados é isolado com mantas plásticas super resistentes e impedem que o solo seja contaminado com o chorume. Em seguida, ele é captado e tratado com uma máquina de tecnologia alemã, sendo transformado em água limpa e destilada, utilizada na própria CTR para a limpeza das instalações e a criação de peixes", explicou.

Água produzida a partir do tratamento do chorume. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Estação de Tratamento de Efluentes

Já a Estação de Tratamento de Efluentes, que vai passar a receber os efluentes sanitários (fossas) gerados em residências e empresas de toda região Agreste, tem a capacidade de tratar cerca de 300 mil metros cúbicos por dia, o equivalente a 300 mil litros de efluente/dia. O final do processo vai resultar em água tratada, que será usada na irrigação das áreas verdes do empreendimento da Alagoas Ambiental, podendo também ter outra finalidades, disse Marnes Gomes.

"Ao tratar adequadamente os efluentes, estamos garantindo que a água que devolvemos à natureza esteja em conformidade com os padrões ambientais. Essas iniciativas não são apenas investimentos em infraestrutura, mas são o testemunho de nosso compromisso coletivo com o planeta. Ao priorizar essas práticas, não apenas beneficiamos o ambiente, mas construímos uma base para um futuro mais resiliente e equitativo", disse o Diretor Técnico.

Usina de produção de biogás da CTR/Craíbas. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Biogás

Em relação à produção de energia sustentável através do biogás, Marnes explicou que se trata de mais um compromisso da Alagoas Ambiental com a eficiência no tratamento dos resíduos. A usina de biogás da CTR/Agreste deve gerar 2mil Kw/h de energia através do biogás através do processo de decomposição dos resíduos, que é captado por meio de tubulações e levado até às estações de regulagem.

"Os gases gerados pelos resíduos em decomposição, além de não entrarem em contato e poluírem a atmosfera, também são aproveitados e utilizados na geração de energia através da nossa usina de produção de biogás. Ao capturar e utilizar o biogás gerado a partir dos resíduos, não estamos apenas produzindo energia limpa, mas também evitando a emissão descontrolada de metano, um importante gás de efeito estufa. Essa abordagem não apenas impulsiona a sustentabilidade, mas também contribui com a geração de fontes renováveis, como o biogás", explicou.

Presidente da Alagoas Ambiental, Antonio Tarciso, à esquerda, ao lado do diretor de Operações, Marnes Gomes e convidados. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Meio ambiente

O presidente da Alagoas Ambiental, Antonio Tarciso da Silva, destacou que a Alagoas Ambiental é uma empresa privada, familiar e alagoana que está revolucionando junto com seus colaboradores a questão da problemática ambiental e ressaltou a importância de todos os colaboradores da empresa para a evolução da Alagoas Ambiental.

"O estado de Alagoas tem uma lei muito rígida em referência aos seus lixões e a gente tem que agradecer o Governo do Estado, o Ministério Público e aos prefeitos, que na época abraçaram essa iniciativa e hoje nós somos um dos primeiros estados do Brasil que acabou com praticamente todos os seus lixões. Nossos avanços foram alcançados graças também ao apoio do Banco do Nordeste e da Sudene e de todos os colaboradores porque são eles que fazem a Alagoas Ambiental", afirmou.

O cerimonial contou diversos convidados, como o Superintendente do Conagreste (Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano) Júnior Mota, o vice-prefeito de Craíbas, Sebastião Camilo, o Superintendente de Serviços Públicos da prefeitura de Arapiraca, Diogo Cajueiro, o Superintendente Executivo do IMA/AL, Ivens Leão, e o vereador por Arapiraca, Vicente do Remédio, além de vários outros representantes das prefeituras parceiras da Alagoas Ambiental.

Assista à reportagem completa no vídeo abaixo: