Equipe da FPI apresenta projeto de Fossa Jardim para secretários municipais
Sistema de tratamento utiliza a água de vasos sanitários para irrigar plantas de forma limpa
Na tarde desta segunda-feira (04), representantes da 6ª Gerência Regional de Ensino (Gere) estiveram reunidos com a Equipe Sede de Aprender da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco. O objetivo do encontro foi apresentar a importância e implementação da Fossa Jardim em escolas da região.
Esta fossa é um sistema de tratamento no qual as plantas, em seu processo natural de fotossíntese, usam a água que vem dos vasos sanitários e depois são devolvidas de forma limpa e tratada em forma de vapor para a atmosfera seguindo o ciclo hidrológico, transformando a estrutura em um lugar de convivência.
“O dia de hoje foi importante para mostrarmos a relevância dessa fossa no ecossistema para evitar a poluição dos corpos d'água, sejam subterrâneos ou superficiais. Buscamos replicar e estender essas melhorias não só nas unidades escolares, mas também para toda a comunidade, incluindo comunidades quilombolas que vêm sendo visitadas por nós”, comenta Dr. Kleber Valadares, coordenador da Equipe Sede de Aprender e Promotor de Justiça.
Presença da FPI também incentiva práticas benéficas ao meio ambiente. Foto: assessoria
Para o Secretário de Educação de Santana do Ipanema, Júnior Genuíno, a participação das prefeituras foi significativa.
“Santana e os demais municípios ficaram muito interessados em adaptar todas as nossas fossas escolares para uma fossa ecologicamente correta, que vai produzir inclusive alimentos como banana e mamão, para introdução na nossa merenda escolar”, falou.
Ele acrescenta que o projeto ganhou um apoio muito grande de todos que estavam presentes e que irão levar a proposta para seus respectivos gestores e outras secretarias como a de Meio Ambiente e Obras que precisam estar envolvidas. Além de Santana, representantes das cidades de Maravilha, Poço das Trincheiras e Olho d'Água das Flores estiveram presentes.
SEDE DE APRENDER
A Equipe Sede de Aprender tem visitado diversas escolas da 12ª etapa da FPI aferindo se a água distribuída aos alunos e professores é potável. Além disso, há a preocupação com saneamento básico e com o descarte adequado dos resíduos sólidos e líquidos nas escolas com o incentivo da adoção de fossas jardins, consideradas ambientalmente adequadas.
A equipe é composta pelos seguintes órgãos: Ministério Público Estadual, Instituto do Meio Ambiente (IMA), Tribunal de Contas, Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e a SOS Caatinga, com o apoio do Ministério Público Federal (MPF).
Assessoria de Comunicação da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco
Últimas notícias
Vizinho é preso em flagrante após invadir casa e abusar de crianças sozinhas em Rio Largo
Homem é morto com quatro tiros, três na cabeça, no bairro Santa Amélia, em Maceió
Homem é assassinado com seis tiros na cabeça no bairro do Feitosa, em Maceió
Motociclista morre após colisão com carro em frente ao Mirante da Sereia, em Maceió
Briga entre irmãos termina em morte a facadas durante confraternização em Pilar
Recusa sexual termina com mulher agredida, enforcada e arrastada pelos cabelos em Feira Grande
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
