Equipe da FPI apresenta projeto de Fossa Jardim para secretários municipais
Sistema de tratamento utiliza a água de vasos sanitários para irrigar plantas de forma limpa
Na tarde desta segunda-feira (04), representantes da 6ª Gerência Regional de Ensino (Gere) estiveram reunidos com a Equipe Sede de Aprender da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco. O objetivo do encontro foi apresentar a importância e implementação da Fossa Jardim em escolas da região.
Esta fossa é um sistema de tratamento no qual as plantas, em seu processo natural de fotossíntese, usam a água que vem dos vasos sanitários e depois são devolvidas de forma limpa e tratada em forma de vapor para a atmosfera seguindo o ciclo hidrológico, transformando a estrutura em um lugar de convivência.
“O dia de hoje foi importante para mostrarmos a relevância dessa fossa no ecossistema para evitar a poluição dos corpos d'água, sejam subterrâneos ou superficiais. Buscamos replicar e estender essas melhorias não só nas unidades escolares, mas também para toda a comunidade, incluindo comunidades quilombolas que vêm sendo visitadas por nós”, comenta Dr. Kleber Valadares, coordenador da Equipe Sede de Aprender e Promotor de Justiça.
Presença da FPI também incentiva práticas benéficas ao meio ambiente. Foto: assessoria
Para o Secretário de Educação de Santana do Ipanema, Júnior Genuíno, a participação das prefeituras foi significativa.
“Santana e os demais municípios ficaram muito interessados em adaptar todas as nossas fossas escolares para uma fossa ecologicamente correta, que vai produzir inclusive alimentos como banana e mamão, para introdução na nossa merenda escolar”, falou.
Ele acrescenta que o projeto ganhou um apoio muito grande de todos que estavam presentes e que irão levar a proposta para seus respectivos gestores e outras secretarias como a de Meio Ambiente e Obras que precisam estar envolvidas. Além de Santana, representantes das cidades de Maravilha, Poço das Trincheiras e Olho d'Água das Flores estiveram presentes.
SEDE DE APRENDER
A Equipe Sede de Aprender tem visitado diversas escolas da 12ª etapa da FPI aferindo se a água distribuída aos alunos e professores é potável. Além disso, há a preocupação com saneamento básico e com o descarte adequado dos resíduos sólidos e líquidos nas escolas com o incentivo da adoção de fossas jardins, consideradas ambientalmente adequadas.
A equipe é composta pelos seguintes órgãos: Ministério Público Estadual, Instituto do Meio Ambiente (IMA), Tribunal de Contas, Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e a SOS Caatinga, com o apoio do Ministério Público Federal (MPF).
Assessoria de Comunicação da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
