Meio ambiente

Equipe da FPI apresenta projeto de Fossa Jardim para secretários municipais

Sistema de tratamento utiliza a água de vasos sanitários para irrigar plantas de forma limpa

Por 7Segundos com Assessoria 05/12/2023 15h03 - Atualizado em 05/12/2023 16h04
Equipe da FPI apresenta projeto de Fossa Jardim para secretários municipais
No processo de tratamento, as plantas, por meio da fotossíntese, devolvem a água da fossa em forma de vapor para a atmosfera - Foto: Assessoria

Na tarde desta segunda-feira (04), representantes da 6ª Gerência Regional de Ensino (Gere) estiveram reunidos com a Equipe Sede de Aprender da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco. O objetivo do encontro foi apresentar a importância e implementação da Fossa Jardim em escolas da região.

Esta fossa é um sistema de tratamento no qual as plantas, em seu processo natural de fotossíntese, usam a água que vem dos vasos sanitários e depois são devolvidas de forma limpa e tratada em forma de vapor para a atmosfera seguindo o ciclo hidrológico, transformando a estrutura em um lugar de convivência.

“O dia de hoje foi importante para mostrarmos a relevância dessa fossa no ecossistema para evitar a poluição dos corpos d'água, sejam subterrâneos ou superficiais. Buscamos replicar e estender essas melhorias não só nas unidades escolares, mas também para toda a comunidade, incluindo comunidades quilombolas que vêm sendo visitadas por nós”, comenta Dr. Kleber Valadares, coordenador da Equipe Sede de Aprender e Promotor de Justiça.

Presença da FPI também incentiva práticas benéficas ao meio ambiente. Foto: assessoria

Para o Secretário de Educação de Santana do Ipanema, Júnior Genuíno, a participação das prefeituras foi significativa. 

“Santana e os demais municípios ficaram muito interessados em adaptar todas as nossas fossas escolares para uma fossa ecologicamente correta, que vai produzir inclusive alimentos como banana e mamão, para introdução na nossa merenda escolar”, falou.

Ele acrescenta que o projeto ganhou um apoio muito grande de todos que estavam presentes e que irão levar a proposta para seus respectivos gestores e outras secretarias como a de Meio Ambiente e Obras que precisam estar envolvidas. Além de Santana, representantes das cidades de Maravilha, Poço das Trincheiras e Olho d'Água das Flores estiveram presentes.

SEDE DE APRENDER


A Equipe Sede de Aprender tem visitado diversas escolas da 12ª etapa da FPI aferindo se a água distribuída aos alunos e professores é potável. Além disso, há a preocupação com saneamento básico e com o descarte adequado dos resíduos sólidos e líquidos nas escolas com o incentivo da adoção de fossas jardins, consideradas ambientalmente adequadas.

A equipe é composta pelos seguintes órgãos: Ministério Público Estadual, Instituto do Meio Ambiente (IMA), Tribunal de Contas, Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e a SOS Caatinga, com o apoio do Ministério Público Federal (MPF).

Assessoria de Comunicação da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco