Meio ambiente

FPI 2023 autua empresa de construção por atividades irregulares em barragem

Flagrante foi presenciado em São José da Tapera pela equipe de Segurança de Barragens

Por 7Segundos com Ascom/FPI 07/12/2023 18h06 - Atualizado em 07/12/2023 19h07
FPI 2023 autua empresa de construção por atividades irregulares em barragem
Flagrante aconteceu na zona rural de São José da Tapera, Sertão de AL - Foto: Ascom/FPI

Uma empresa de construção foi autuada nesta última segunda-feira (04) na Barragem de São José da Tapera pela Equipe de Segurança de Barragens da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco. O motivo da autuação esteve relacionado com um caminhão de água potável que estava captando água bruta, possivelmente contaminada, no local.

Em defesa, a empresa alegou que o uso da água coletada era apenas para utilização em uma obra, mas até o processo de captação apresentava irregularidade pois foi perceptível o lançamento de óleo no solo. Além disso, no momento do flagrante, constatou-se a presença de gado bebendo água e evacuando, colocando em questão a procedência e a qualidade do líquido recolhido.

O Instituto do Meio Ambiente (IMA), responsável pela abordagem, explica que a falta de licença ambiental e o lançamento de resíduos no local foram os motivos da autuação. “Eles terão vinte dias corridos para entrar com a defesa que será verificada pelo jurídico, podendo reduzir o valor da multa em até 60%”.

O transporte de água potável para fins de distribuição em caminhões pipa é muito comum no Sertão devido à escassez e a falta de políticas públicas regulares que assegurem o direito de recebimento com qualidade e sem riscos à saúde humana.

BRUTA OU POTÁVEL


A água bruta é um termo utilizado para descrever a água que é encontrada na natureza, antes de passar por qualquer tipo de tratamento ou purificação. É a água que é retirada diretamente de rios, lagos, aquíferos ou outras fontes naturais. Essa água geralmente contém impurezas, como sedimentos, minerais, microorganismos e substâncias químicas, que podem ser prejudiciais à saúde humana se consumidas sem tratamento adequado. Já a água potável pode ser ingerida sem causar danos à saúde.
Assessoria de Comunicação da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco