Arapiraca

[Vídeo] Pesquisa feita com estudantes de escola pública revela desafios e estratégias de combate ao bullying em Arapiraca

Cerca de 70% dos alunos relataram terem sido vítimas de bullying

Por Erick Balbino/7Sgundos 15/12/2023 08h08 - Atualizado em 15/12/2023 08h08
[Vídeo] Pesquisa feita com estudantes de escola pública revela desafios e estratégias de combate ao bullying em Arapiraca
Cerca de 70% dos alunos relataram terem sido vítimas de bullying - Foto: Reprodução/Youtube

Segundo um levantamento do IBGE, cerca de 23% dos brasileiros declararam ter sofrido bullying em algum momento da vida. Sendo assim, esse tipo de violência se apresenta como um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. No ambiente escolar, este é um dos maiores problemas enfrentados e a principal forma de violência praticada.

Como forma de intervir e intensificar o combate ao bullying, a equipe da Escola Estadual Pedro de França Reis, em Arapiraca, resolveu levar o tema para dentro da sala de aula, como peça fundamental de debate durante todo o ano letivo.

O professor de História Gutemberg Batista foi um dos responsáveis pelo projeto, que contou com uma pesquisa sobre a percepção das corpo discente sobre a problemática. Mais de 400 alunos foram entrevistados e quase 70% afirmaram já ter sofrido bullying.

O Portal 7Segundos foi até a unidade de ensino. Confira:

Resultados da Pesquisa

Conhecimento sobre Bullying: Dos 433 alunos participantes, 97,5% (422 alunos) afirmaram saber o que é bullying, enquanto 2,3% (10 alunos) responderam não e 0,2% (1 aluno) indicou desconhecimento.

Experiências Pessoais: Cerca de 67,2% (291 alunos) relataram já terem sido vítimas de bullying, enquanto 31,2% (135 alunos) responderam que não passaram por essa situação. Apenas 1,6% (7 alunos) não souberam responder.

Conhecimento sobre Vítimas: A grande maioria, representando 89,4% (387 alunos), afirmou conhecer alguém que já foi vítima de bullying, enquanto 10,2% (44 alunos) responderam que não conheciam. Apenas 0,5% (2 alunos) não souberam responder.

Capacidade de Auxílio: Sobre a capacidade de ajudar uma pessoa vítima de bullying, 66,9% (290 alunos) afirmaram saber como oferecer apoio, enquanto 32,4% (140 alunos) indicaram não possuir esse conhecimento. Apenas 0,7% (3 alunos) não souberam responder.

Tipos de Bullying Identificados:

A pesquisa também analisou os tipos de bullying enfrentados pelos alunos, revelando a seguinte hierarquia em termos de incidência: Bullying Verbal, Moral e Social.

Embora menos frequente, o bullying físico também foi citado como uma das formas de intimidação vivenciadas pelos alunos.

Para aprofundar a análise e garantir uma abordagem eficaz, os dados coletados foram cuidadosamente revisados e interpretados pela psicóloga da instituição de ensino, Paula Oliveira. Com base nessa análise, novas estratégias e ações foram planejadas e implementadas como parte do projeto contínuo de combate ao bullying na escola.