[Vídeo] Pesquisa feita com estudantes de escola pública revela desafios e estratégias de combate ao bullying em Arapiraca
Cerca de 70% dos alunos relataram terem sido vítimas de bullying
![[Vídeo] Pesquisa feita com estudantes de escola pública revela desafios e estratégias de combate ao bullying em Arapiraca](https://img.7segundos.com.br/o7k_wlxuAPzCJWnIQJ0IH3Qv-lE=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2023-12-13-at-102319.jpeg)
Segundo um levantamento do IBGE, cerca de 23% dos brasileiros declararam ter sofrido bullying em algum momento da vida. Sendo assim, esse tipo de violência se apresenta como um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. No ambiente escolar, este é um dos maiores problemas enfrentados e a principal forma de violência praticada.
Como forma de intervir e intensificar o combate ao bullying, a equipe da Escola Estadual Pedro de França Reis, em Arapiraca, resolveu levar o tema para dentro da sala de aula, como peça fundamental de debate durante todo o ano letivo.
O professor de História Gutemberg Batista foi um dos responsáveis pelo projeto, que contou com uma pesquisa sobre a percepção das corpo discente sobre a problemática. Mais de 400 alunos foram entrevistados e quase 70% afirmaram já ter sofrido bullying.
O Portal 7Segundos foi até a unidade de ensino. Confira:
Resultados da Pesquisa
Conhecimento sobre Bullying: Dos 433 alunos participantes, 97,5% (422 alunos) afirmaram saber o que é bullying, enquanto 2,3% (10 alunos) responderam não e 0,2% (1 aluno) indicou desconhecimento.
Experiências Pessoais: Cerca de 67,2% (291 alunos) relataram já terem sido vítimas de bullying, enquanto 31,2% (135 alunos) responderam que não passaram por essa situação. Apenas 1,6% (7 alunos) não souberam responder.
Conhecimento sobre Vítimas: A grande maioria, representando 89,4% (387 alunos), afirmou conhecer alguém que já foi vítima de bullying, enquanto 10,2% (44 alunos) responderam que não conheciam. Apenas 0,5% (2 alunos) não souberam responder.
Capacidade de Auxílio: Sobre a capacidade de ajudar uma pessoa vítima de bullying, 66,9% (290 alunos) afirmaram saber como oferecer apoio, enquanto 32,4% (140 alunos) indicaram não possuir esse conhecimento. Apenas 0,7% (3 alunos) não souberam responder.
Tipos de Bullying Identificados:
A pesquisa também analisou os tipos de bullying enfrentados pelos alunos, revelando a seguinte hierarquia em termos de incidência: Bullying Verbal, Moral e Social.
Embora menos frequente, o bullying físico também foi citado como uma das formas de intimidação vivenciadas pelos alunos.
Para aprofundar a análise e garantir uma abordagem eficaz, os dados coletados foram cuidadosamente revisados e interpretados pela psicóloga da instituição de ensino, Paula Oliveira. Com base nessa análise, novas estratégias e ações foram planejadas e implementadas como parte do projeto contínuo de combate ao bullying na escola.
Últimas notícias

Bar localizado no Jaraguá é arrombado e furtado durante a madrugada

Programa Na Base do Sossego realiza 83 operações e mais de mil visitas no 1º trimestre de 2025

Procon Maceió fiscaliza clínicas de atendimento para autistas

Hemoal leva equipe itinerante para coletar sangue em Arapiraca nesta quinta (3)

Alexandre Ayres defende inclusão e apoio às mães atípicas em encontro sobre TEA

Carlinhos Maia é flagrado de quadriciclo em área de desova de tartarugas no Litoral Sul de AL
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
