Saúde

Médico arapiraquense dá dicas de como se proteger das altas temperaturas

O mundo tem enfrentado ondas de calor intensas e é importante se proteger

Por 7segundos 13/01/2024 08h08
Médico arapiraquense dá dicas de como se proteger das altas temperaturas
Altas temperaturas afetam a saúde - Foto: Ilustração

Em todas as regiões de Alagoas, a população têm enfrentado altas temperaturas nas últimas semanas. Em Arapiraca, a sensação térmica chegou, recentemente, a 41º C, o que tem impactado no comportamento e saúde dos moradores.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o calor se torna mais crítico com a umidade relativa do ar elevada, "pois o organismo humano tem mais dificuldade de regular sua temperatura em situação persistente de calor úmido”.

O que chama a atenção é que, em julho de 2023, a Organização das Nações Unidas (ONU) já havia alertado que o mundo enfrentaria ondas de calor mais intensas e que elas continuariam crescendo em intensidade.

Com o objetivo de ajudar os arapiraquenses a enfrentar as altas temperaturas com segurança, o Portal 7Segundos conversou com o coordenador médico da Secretaria Municipal de Saúde, Celso Marcos, que deu algumas dicas voltadas, principalmente, para a parcela da população mais vulnerável, como crianças e idosos.

O profissional de saúde enfatiza a importância dos cuidados simples que a população pode ter para se prevenir problemas de saúde causados ou intensificados pelas altas temperaturas.

"Idosos, crianças e pessoas que trabalham na agricultura e em ambientes mal ventilados, assim como os trabalhadores da construção civil devem redobrar os cuidados", destacou Celso Marcos, reforçando que ampliar a reidratação é fundamental.

“É importante que todos tomem bastante líquido, prioritariamente, e evite uma alimentação copiosa (extrema), principalmente, antes de fazer qualquer tipo de atividade. E sempre procurar um ambiente ventilado e que tenham uma boa refrigeração. E, o principal de tudo, consumir líquidos durante todo o dia. é crucial a ingestão de bastante líquido, frisando sempre à hidratação.

É essencial cuidados também quando houver a necessidade de exposição solar. Dentre as principais dicas do profissional estão: uso de protetor solar e proteção física na cabeça, como boné e chapéus. Aos trabalhadores da agricultura vou da construção civil, a dica principal é: "usar camisas com proteção solar, UVA e UVB. Isso pode ajudar contra os efeitos nocivos da exposição prolongada, comum para esses tipos de profissionais", orientou.

O médico finaliza alertado a população que se aparecerem sintomas - febre, vermelhidão, dor de cabeça, tontura, náusea, diarreia, confusão mental -, é muito importante procurar atendimento médico.

Em Arapiraca, os usuários do SUS tem diversos serviços a disposição. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio dia e das 14h às 17h; assim como o Complexo Multiprofissional de Saúde Rogério Auto Teófilo, localizado no bairro Baixa Grande, que funciona todos os dias, das 7h às 19h; e a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas.

*Sob supervisão da editoria.