Lula silencia sobre veto a opositora do ditador Maduro na Venezuela
A líder da oposição foi condenada à inelegibilidade e não poderá participar do pleito em 2024
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Lula) se mantém em silêncio sobre o veto de Nicolás Maduro, que fez com que a líder da oposição, María Corina Machado ficasse inelegível. Ela venceu as eleições primárias da Venezuela, realizada em outubro de 2023.
Sendo um aliado histórico do ditador venezuelano, Lula não defende a democracia quando o assunto envolve Maduro. Ao invés disso, em maio de 2023, o presidente do Brasil recebeu o ditador com honras de chefe de Estado. Na oportunidade, ele chegou a declarar que Nicolás Maduro precisava “construir a sua narrativa e virar esse jogo para que a gente possa vencer definitivamente, e a Venezuela voltar a ser um país soberano”.
A Controladoria de Justiça da Venezuela decidiu pela inelegibilidade da líder da oposição em 2015, na qual acusaram María Corina de não ter declarado os bens que recebeu como deputada. Ela foi proibida de ocupar cargos públicos pelos próximos 15 anos, e teve a pena aumentada quando defendeu as sanções dos Estados Unidos ao país.
Em acordo com os EUA para retirar sanções do petróleo venezuelano, Maduro se comprometer com um pleito limpo e justo, mas, três meses depois a Suprema Corte da Venezuela decidiu pela condenação da líder da oposição. Diante disso, María Corina declarou que o ditador venezuelano e “seu sistema criminoso” optaram pelas eleições fraudulentas.
Vale ressaltar que com a decisão, Corina não poderá disputar as eleições no segundo semestre de 2024. Durante entrevista ao jornal O Globo, a ex-candidata afirmou a importância de cobrar Lula e a comunidade internacional sobre o caso.
Últimas notícias
Mega-Sena não tem ganhador; prêmio acumula para R$ 305 milhões
Mãe é suspeita de agredir filha de 4 anos internada em hospital de Palmeira
Milei é o único presidente da América do Sul a não reconhecer vitória de Lula
Incêndio de grandes proporções atinge vegetação na Ladeira da Moenda
Protesto cobra Justiça por morte de gata espancada em academia de Maceió
Motociclista embriagado resiste a abordagem, mas acaba preso em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
Após prefeitura repor lâmpada, dono de sucata desafia moradores e arranca braço de poste
