Detran participa de pesquisa nacional sobre o dia a dia de mototaxistas e motofretistas
Alagoas é o único estado do Nordeste na ação encabeçada pelo SEST SENAT, que contou com a participação de diversos órgãos de trânsito
Pensar em ações que evitem sinistros de trânsito e tragam mais qualificação para mototaxistas e motofretistas. Esse está sendo o intuito de uma pesquisa nacional promovida pelo SEST SENAT junto aos profissionais, e que conta com a participação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Alagoas. O início das discussões começou nesta terça-feira (06).
Alagoas é o único estado do Nordeste que está fazendo parte da pesquisa, que também passou pelas regiões do Sul e Sudeste, contemplando São Paulo e Rio Grande do Sul.
Para Edira Soares, chefe de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran e membro da Câmara Temática de Educação para o Trânsito do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), esse é um momento ímpar para contribuir mais efetivamente com o fortalecimento da profissão.
“Queremos formar motociclistas ainda mais conscientes, atualizados sobre a legislação e as normas de trânsito. Mas para tudo isso acontecer, precisamos ouvir e conhecer mais um pouco o dia a dia desses profissionais, para poder planejar cursos de qualificação, ações preventivas de sinistro de trânsito, sempre pensando em salvar vidas, que é o grande propósito do Detran de Alagoas”, afirmou Edira Soares.
Além do Detran, também estiveram presentes representantes do Batalhão de Polícia de Trânsito Rodoviário (BPRV), Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL), representantes da rede de concessionárias Honda e da Associação de Mototaxistas e Motofretistas de Alagoas.
De acordo com Christian Riger, analista de Desenvolvimento Profissional do SEST SENAT e membro da Câmara Temática de Educação para o Trânsito do Contran, as reuniões estão envolvendo os principais órgãos de trânsito, junto com os profissionais, para assim conseguir identificar as reais necessidades para o desenvolvimento de uma nova matriz curricular.
“Estamos buscando subsídios para propor uma nova matriz curricular para o treinamento de motofretista e mototaxistas, visando principalmente à segurança viária e a qualidade de vida desses profissionais. Por isso a importância de ouvir todos os envolvidos, para chegar a uma matriz curricular ideal para esses profissionais”, explicou o analista.
A pesquisa também foi realizada com os órgãos de trânsito, mototaxistas e motofretistas do município de Arapiraca e região, nesta quarta-feira (07), com o apoio das SMTTs de Arapiraca e São Sebastião.
Últimas notícias
Em meio a crise com bolsonaristas, Tarcísio troca chefe da Casa Civil
Identificadas as cinco vítimas fatais de acidente com ônibus na BR-251, no Norte de Minas
Polícia Civil prende padrasto que estuprou e engravidou a própria enteada
Justiça concede progressão de pena e Babal Guimarães passa para o regime semiaberto
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
