Detran participa de pesquisa nacional sobre o dia a dia de mototaxistas e motofretistas
Alagoas é o único estado do Nordeste na ação encabeçada pelo SEST SENAT, que contou com a participação de diversos órgãos de trânsito
Pensar em ações que evitem sinistros de trânsito e tragam mais qualificação para mototaxistas e motofretistas. Esse está sendo o intuito de uma pesquisa nacional promovida pelo SEST SENAT junto aos profissionais, e que conta com a participação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Alagoas. O início das discussões começou nesta terça-feira (06).
Alagoas é o único estado do Nordeste que está fazendo parte da pesquisa, que também passou pelas regiões do Sul e Sudeste, contemplando São Paulo e Rio Grande do Sul.
Para Edira Soares, chefe de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran e membro da Câmara Temática de Educação para o Trânsito do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), esse é um momento ímpar para contribuir mais efetivamente com o fortalecimento da profissão.
“Queremos formar motociclistas ainda mais conscientes, atualizados sobre a legislação e as normas de trânsito. Mas para tudo isso acontecer, precisamos ouvir e conhecer mais um pouco o dia a dia desses profissionais, para poder planejar cursos de qualificação, ações preventivas de sinistro de trânsito, sempre pensando em salvar vidas, que é o grande propósito do Detran de Alagoas”, afirmou Edira Soares.
Além do Detran, também estiveram presentes representantes do Batalhão de Polícia de Trânsito Rodoviário (BPRV), Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL), representantes da rede de concessionárias Honda e da Associação de Mototaxistas e Motofretistas de Alagoas.
De acordo com Christian Riger, analista de Desenvolvimento Profissional do SEST SENAT e membro da Câmara Temática de Educação para o Trânsito do Contran, as reuniões estão envolvendo os principais órgãos de trânsito, junto com os profissionais, para assim conseguir identificar as reais necessidades para o desenvolvimento de uma nova matriz curricular.
“Estamos buscando subsídios para propor uma nova matriz curricular para o treinamento de motofretista e mototaxistas, visando principalmente à segurança viária e a qualidade de vida desses profissionais. Por isso a importância de ouvir todos os envolvidos, para chegar a uma matriz curricular ideal para esses profissionais”, explicou o analista.
A pesquisa também foi realizada com os órgãos de trânsito, mototaxistas e motofretistas do município de Arapiraca e região, nesta quarta-feira (07), com o apoio das SMTTs de Arapiraca e São Sebastião.
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por morte e abusos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
