Instituições convocam sociedade de Arapiraca para a campanha 2024 de dedução do IR para o Fundo da Infância
A Receita Federal já informou as datas estabelecidas para a entrega da Declaração do Imposto de Renda referente ao ano-base 2023.
O período de entrega da declaração começa dia 15 de março e termina em 31 de maio.
Mas o que muita gente ainda não sabe é que os arapiraquenses, ao declararem o Imposto de Renda (IR), podem destinar parte dele para o Fundo da Infância e da Adolescência (FIA).
Essa destinação não gera nenhum custo a mais para o contribuinte. Todos aqueles que realizam a declaração na modalidade completa podem contribuir, sejam aqueles que possuem imposto a receber ou aqueles que possuam imposto a pagar. A própria Receita Federal realiza o cálculo de forma automática para o contribuinte.
Nesta terça-feira (6), oito instituições sociais que cuidam de crianças e adolescentes em Arapiraca receberam R$ 320 mil de recursos oriundos das declarações do imposto devido de pessoas físicas e jurídicas.
O repasse de R$ 320 mil contemplou a Associação Pestalozzi de Arapiraca, Associação Federativa de Capoeira de Alagoas, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Fundação de Assistência a Meninos e Meninas de Arapiraca, Instituto de Desenvolvimento Socioambiental João de Barro, Associação Lar São Domingos Sávio, Associação Mãe Rainha e Associação Manoel Teles Solidário.
Amparo legal
O FIA é autorizado pela Lei Federal 8.069/1990, com um fundo especial criado para captar e aplicar recursos financeiros destinados especificamente para a área da infância e adolescência. O Fundo é vinculado aos Conselhos Municipais e Estaduais dos Direitos da Criança e do Adolescente e por eles gerido. Os conselhos deliberam, de acordo com a política de atendimento, a destinação do dinheiro arrecadado.
Assim, cabe ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, da forma mais transparente e participativa possível, esboçar, discutir e aprovar, a cada exercício, um “Plano de Aplicação” dos recursos captados pelo Fundo Especial para a Infância e Adolescência, que deve estar intimamente relacionado a seu “Plano de Ação”, quanto às políticas, programas e ações a serem implementadas no município.
Últimas notícias
Moraes comunica Câmara sobre perda do mandato de Ramagem
STF tem dois votos para manter execução de penas da trama golpista
Motta indica que crise com o PT também inviabiliza relação com Gleisi
Homem é preso após se passar por mãe morta para receber aposentadoria
Flávio Bolsonaro assume conversa com Paulinho da Força por anistia
Rio Largo abre programação de Natal com cortejos, espetáculos e iluminação especial nesta quinta (27)
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
