Hospital de Emergência do Agreste promove capacitação para profissionais de Serviço Social
Ação visou dotar os assistentes sociais de informações atualizadas sobre os direitos dos pacientes para orientá-los

O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, realizou capacitação para profissionais do Serviço Social. A ação foi organizada pela Coordenação de Serviço Social e o Núcleo de Educação Permanente (NEP) da instituição.
Durante a capacitação, os profissionais assistiram à palestra intitulada “Entre a incapacidade e a deficiência: critérios de acesso aos benefícios previdenciários e assistenciais”, ministrada pela assistente social Andrêssa Amorim. Ela abordou os benefícios por incapacidade do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a distinção entre esses benefícios e os que são destinados a pessoas com deficiência, tanto previdenciários quanto assistenciais.
Andrêssa Amorim, que atua no INSS e é doutoranda em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), destacou a importância do Serviço Social em orientar os pacientes sobre seus direitos e acessos possíveis. “Quando se consegue diferenciar para qual tipo de benefício encaminhar as pessoas, é possível reduzir as dificuldades que elas têm em relação a esses acessos, seja dentro do INSS ou em outras políticas sociais. Assim eles vão conseguir identificar qual a demanda exata para encaminhar corretamente e também quais os documentos necessários para que essas pessoas possam ter esses acessos”, afirmou.
A coordenadora do Serviço Social do HEA, Thaysa Mariá, ressaltou que este é apenas o início de um ciclo de capacitações proposto para a equipe durante o ano de 2024. “Todos os meses vamos trazer uma temática que seja do nosso contexto de atuação profissional, para estar qualificando a equipe e renovando nossos conceitos, porque a realidade é dinâmica, então a gente também precisa se atualizar”, explicou.
Rosana do Nascimento, assistente social, expressou a importância da capacitação para os profissionais da área. “Para quem é profissional é muito importante estar se reciclando, em busca de novos conhecimentos para poder trabalhar as melhorias com os usuários. Humanizando cada vez mais o olhar, o serviço, sempre buscando facilitar todos os processos para os pacientes e familiares. A capacitação é de extrema importância, por isso é gratificante estar aqui aprendendo mais”, salientou Rosana do Nascimento.
“É o compromisso do HEA em promover a qualificação permanente da equipe, visando sempre à melhoria no atendimento e na assistência aos usuários”, disse diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque.
Últimas notícias

Morre Preta Gil, aos 50 anos, durante tratamento de câncer nos EUA

Torcedor cai no fosso do Estádio Rei Pelé

AGU quer apuração de movimentações financeiras antes do tarifaço

Idoso de 63 anos fica ferido após cair de moto em Jacaré dos Homens

Eduardo Bolsonaro ameaça Moraes e diz que vai tirá-lo do STF

Idoso de 88 anos desaparece no Santo Eduardo; família pede ajuda
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
