Prefeitura de Campo Alegre pode perder base do Samu devido descumprimento de responsabilidades
Campo Alegre pode perder base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) porque a prefeitura não está cumprindo com obrigações definidas na Resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), nº 57, de 18 de junho de 2018. Caso o município perca a base do Samu, a atendimento de urgência em casos clínicos, como também de acidentes e a vítimas de crime, ficará comprometido.
De acordo com o Artigo 3º da mencionada resolução, estabelece-se que as Secretarias Municipais de Saúde têm como responsabilidade a contrapartida financeira, incluindo o licenciamento de veículos (IPVA e DPVAT), despesas relacionadas à infraestrutura e à manutenção predial das bases do SAMU. No entanto, relatos recentes indicam que a prefeitura de Campo Alegre não está cumprindo adequadamente com essas obrigações.
Uma das questões mais preocupantes é o estado das condições de trabalho para os profissionais do SAMU em Campo Alegre. Relatos sugerem que as instalações estão em condições insalubres, o que coloca em risco a segurança e o bem-estar tanto dos funcionários quanto dos pacientes atendidos pelo serviço de emergência.
Além disso, a falta de cumprimento das responsabilidades financeiras compromete diretamente a operacionalização do SAMU na região. A ausência de recursos para o licenciamento de veículos e para a manutenção das instalações pode resultar na redução da eficiência e na qualidade dos serviços prestados à população, colocando vidas em risco.
Caso as ações corretivas não sejam implementadas de forma imediata, existe o risco real de que a base do SAMU em Campo Alegre seja encerrada ou transferida para outra localidade, o que teria consequências graves para o atendimento de emergências médicas na região.
Últimas notícias
Polícia busca de suspeito de filmar mulher em cabine de banheiro em Maceió
Sesau afasta dez servidores após operação da PF investigar desvios na Saúde
IML de Maceió regulariza 90% dos corpos não reclamados e sepulta 157 vítimas
Escolas de ensino integral terão ampliação de oferta de cursos profissionalizantes
PM apreende drogas após denúncia anônima em São Miguel dos Campos
Ceia de Natal pode custar até o dobro em Arapiraca, aponta pesquisa do Procon
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
