Profissionais do Hospital de Emergência do Agreste participam de mesa redonda sobre importância de doação de órgãos
O objetivo do encontro foi debater estratégias que possam colaborar para a redução da fila de pessoas à espera de transplantes no Estado
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) tem realizado um trabalho constante de conscientização da sociedade quanto a importância da doação e transplante de órgãos em Alagoas. O assunto foi tema de uma mesa redonda realizada no Centro Universitário Regional do Brasil (Unirb), em Arapiraca, e que contou com representantes da Central de Transplantes de Alagoas, Defensoria Pública e profissionais de diversos setores do Hospital de Emergência do Agreste.
O objetivo do encontro foi debater estratégias que possam colaborar para a redução da fila de pessoas à espera de transplantes no Estado. De acordo com a Central de Transplantes, até março de 2024, 522 pessoas estavam na fila, sendo quatro por fígado, 34 por rim e 484 por córneas.
“Não podemos esquecer que para ter transplante é preciso que tenha doação. São dois pilares que a gente precisa construir igualmente. Sabemos que o Hospital de Emergência tem um grande potencial porque é um hospital que atende trauma e uma das causas que podem evoluir para a morte encefálica é o traumatismo craniano. É necessário um trabalho de acolhimento das famílias, bom entendimento sobre a importância da doação de órgãos. É preciso conquistar a confiança e a sensibilidade de cada família para termos o “sim” necessário e dar continuidade ao processo de doação. Mostrar que as doações de órgãos salvarão outras vidas”, explicou Daniela Ramos, coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, ressaltando o trabalho dos profissionais do HEA. “São guerreiras e guerreiros empenhados em salvar vidas. A Central de Transplantes está de mãos dadas com todos para que possamos desenvolver mais ações de conscientização da sociedade’, comentou Daniela.
Para enfrentar a falta de informação e os mitos sobre doação e transplantes, a Defensoria Pública também se engaja nesta luta para salvar vidas. “A Defensoria além da função judicial, que já está à disposição, também tem a função de orientação e de levar educação para as pessoas. A instituição quer trabalhar em conjunto para esclarecer a respeito da importância desse tema e de se criar uma cultura em que as pessoas entendam que é possível haver vida além da vida. A gente deixa um pouco da gente vivendo em outras pessoas quando a nossa existência aqui neste plano terrestre chega ao final. Acredito que esse trabalho da Central Transplantes promove qualidade de vida e devolve esperança de vida para as pessoas”, salientou a defensora pública Bruna Cavalcante, titular do Núcleo de Saúde, Fazenda Pública e Tutela Coletiva de Arapiraca.
O diretor-médico do HEA, doutor Vanderly Oliveira, comentou que com o apoio da Sesau, por meio da Central de Transplantes, vai reforçar o trabalho da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) e também trabalhar com a capacitação dos profissionais para melhorar os índices de Alagoas.
“A direção está integrada com os profissionais e conta com este apoio da Central de Transplantes de Alagoas para avançar e desenvolver cada vez mais essa atenção diferenciada que a doação e transplantes de órgãos merecem. Vamos continuar enfrentando juntos os obstáculos utilizando estratégias que possam envolver também os municípios e outros setores da sociedade para que os ensinamentos e explicações sobre doação e transplante cheguem nas famílias alagoanas”, declarou Vanderly.
Últimas notícias
Polícia Civil prende padrasto que estuprou e engravidou a própria enteada
Justiça concede progressão de pena e Babal Guimarães passa para o regime semiaberto
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
