Justiça

[Vídeo] Justiça Restaurativa é implantada em Arapiraca com formação de Círculos de Construção da Paz

Núcleo de Analistas Judiciários do TJ/AL realiza em Arapiraca o 1º curso de Formação de Círculos de Construção de Paz

Por Giovanni Luiz/7Segundos 14/04/2024 08h08
[Vídeo] Justiça Restaurativa é implantada em Arapiraca com formação de Círculos de Construção da Paz
Momento de realização do curso voltado para a prática da Justiça Restaurativa - Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

O Núcleo de Analistas Judiciários do TJ/AL (Tribunal de Justiça de Alagoas) deu início em Arapiraca, no dia 08 de abril, ao 1º Curso de Formação de Facilitadores de Círculos de Construção de Paz nos Moldes de Kay Pranis - escritora e professora norte-americana, pacifista, que se dedica à difusão de boas práticas da Justiça Restaurativa e da metodologia dos Círculos de Construção de Paz.

O curso é realizado através do Programa de Capacitação de Servidores e Funcionários das Instituições Parceiras do Projeto Justiça Restaurativa, implantado em Alagoas pelo TJ/AL.

O curso conta com a participação do juiz titular da 6ª Vara Cível de Arapiraca, José Miranda Santos Júnior e tem como Coordenadora Pedagógica, Valkíria Malta (Coordenadora do CEJUSC - Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania e do NPJ e Coord. do Núcleo de Práticas Jurídicas do Cesmac).

Também participa da coordenação do curso, Moacyra Guañabens (Supervisora do Nupemec - Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos), instrutora do Projeto Justiça Restaurativa.

Com carga horária de 40 horas/aula, o curso de Justiça Restaurativa é realizado nas dependências do Cesmac/Arapiraca e conta com a participação de 25 pessoas, incluindo um coordenador de ensino e quatro professores do Epial, cinco membros da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), colaboradores da Unidade Cesmac do Agreste (dois psicólogos e cinco da área de Direito), além de servidores do Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) de Arapiraca.

Esta semana ocurso foi ministrado nos dias 08 e 09 de abril. Mais dois encontros serão realizados nos dias 18 e 26 de abril.

O objetivo é formar facilitadores da cultura da paz nos mais diferentes ambientes da sociedade.

Trata-se de um projeto-piloto a ser implantado, primeiramente, na Escola de Tempo Integral Professora Izaura Antônia de Lisboa (Epial), localizada no bairro Baixão, em Arapiraca.

Assista ao vídeo e saiba mais detalhes sobre a implantação da prática da Justiça Restaurativa em Arapiraca: