[Vídeo] FPI fiscaliza descarte de resíduos da Mineradora Vale Verde
Companhia afirma que lançamentos de efluentes está regularizado e que água não está contaminada
Em uma ação realizada pela Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do Rio São Francisco na Mineradora Vale Verde, em Craíbas, nessa terça-feira (07), foi encontrada uma língua preta de descarte de resíduos químicos a céu aberto no local.
A pedido dos Promotores do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), uma equipe da FPI foi até a Mineradora fazer a vistoria e encontraram a irregularidade.
Continua após o vídeo:
A FPI do Rio São Francisco é uma ação conjunta que está acontecendo em todos os Estados que são banhados pelo Rio São Francisco. A iniciativa envolve diversos aspectos, tanto preventivos, de conscientização, educação e instrução, quanto de fiscalização e punição.
NOTA
A Mineração Vale Verde (MVV) informa que o lançamento de efluentes provenientes de sua operação, bem como o processo de descarte dos rejeitos na Barragem Serrote estão totalmente regularizados, conforme as licenças e outorgas emitidas e fiscalizadas pelos órgãos ambientais. A água vista nos vídeos que circulam na internet, que não é tóxica, é resultante da drenagem da própria área da mineração, e sua coloração é devido à tonalidade da “terra” presente na área da mina. Essa água não é descartada no meio ambiente e fica armazenada na barragem.