Projeto de Fabio Costa sobre criação de delegacias para resolver conflitos agrários é aprovado em comissão
Medida, cujo objetivo é combater a criminalidade no campo, segue para votação em plenário

A Câmara dos Deputados, por meio de sua Comissão de Agricultura, aprovou o Projeto de Lei 3763/23, que prevê a criação de delegacias especializadas em conflitos agrários. A medida, que agora segue para ser votada em plenário, tem como objetivo principal combater a criminalidade no campo e oferecer uma resposta mais efetiva aos frequentes conflitos agrários que afetam diversas regiões do país.
O Deputado Federal Delegado Fabio Costa, autor da proposta, destacou a importância desta iniciativa para a segurança no meio rural.
“Este projeto nasce da necessidade urgente de proporcionar aos nossos agricultores e comunidades rurais uma segurança mais robusta e especializada. A gente viu muitas invasões do ano passado pra cá, em terras de pessoas que lutam e trabalham, coisa que não pode acontecer", afirmou o deputado.
Segundo o PL 3763/23, essas unidades serão responsáveis por investigar e mediar conflitos, trabalhando em conjunto com outras instituições para garantir a aplicação da lei e a proteção dos direitos dos envolvidos.
"Com delegacias especializadas, podemos direcionar recursos e treinamentos específicos para os profissionais que estarão no front dessas questões, garantindo não apenas uma resposta mais rápida, mas também mais justa e eficiente", explicou o deputado.
O projeto também tem sido visto como um passo importante para prevenir a violência no campo. Com a atuação de delegacias especializadas, espera-se reduzir as tensões e proporcionar um ambiente mais seguro para o desenvolvimento da agricultura e preservação das comunidades rurais.
"Esta é uma medida que reforça o nosso compromisso com a paz no campo e com o desenvolvimento sustentável das nossas áreas rurais. A segurança é fundamental para que o agricultor possa trabalhar e viver bem na sua terra. Aquele dono de terra que tanto lutou por seu espaço pra cultivar o seu fruto, não pode perdê-la ou ter seu bem tomado”, concluiu o deputado Fabio Costa.
A aprovação deste projeto é um passo significativo na busca por soluções para um dos problemas mais persistentes no Brasil rural. A expectativa é que, com a aprovação final da lei, os estados possam se mobilizar para implementar estas delegacias, trazendo esperança de dias mais seguros para os trabalhadores e famílias do campo.
Últimas notícias

Homem morre em piscina de chácara durante encontro com garotas de programas
Pai se ajoelha no local em que filho foi morto pela PM; despedida foi marcada por forte comoção em Palmeira dos Índios

Planos de saúde em Maceió são multados em mais de R$ 390 mil
Jovem de 24 anos morre atropelada no município de São Sebastião no Agreste de AL
Deputada Gabi Gonçalves anuncia bingo especial em homenagem ao Dia das Mães em Rio Largo

Suposta gravidez pode ter sido motivação do assassinato da adolescente Ana Beatriz, diz polícia
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
