Maio Laranja: campanha realiza ação educativa em Arapiraca
Iniciativa busca conscientizar a população sobre o combate à exploração sexual infantil
Maio é o mês de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Para fortalecer as ações de incentivo à proteção desse público, a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), em parceria com a Agência Reguladora de Serviços de Alagoas (Arsal), realizou nesta terça-feira (14), em Arapiraca, mais uma edição da ação Transporte a Proteção.
A iniciativa teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância de combater o abuso e a exploração sexual infantil, além de orientar como identificar e denunciar casos suspeitos.
Para a gerente de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secdef, Geanne Nunes, a ação marca o início da campanha Maio Laranja em todo o estado.
"Realizamos uma abordagem qualitativa com os permissionários, motoristas, cobradores e passageiros do transporte complementar de Alagoas, falando da importância de combater a violência contra crianças e adolescentes", destacou Nunes.
"Estamos aqui em Arapiraca, em mais uma ação em parceria voltada ao Maio Laranja, junto com a Secdef, para tratar da conscientização contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O objetivo da campanha é a conscientização dos nossos permissionários com o objetivo de proteger as crianças e adolescentes que fazem uso do transporte", explicou a diretora-executiva da Arsal, Andresa Pedrosa.
Em Alagoas, de 2017 a 2021 foram registrados 2.308 casos de violência sexual contra crianças de 0 a 14 anos, o que representa 65,4% do total (3.527) de notificações de abusos sexuais em Alagoas no período. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), 2.021 casos (87,5%) vitimaram meninas, enquanto 287 foram cometidos contra meninos (12,5%).
Durante a ação, que aconteceu no Ponto de Apoio do Transporte Intermunicipal de Linhas do Agreste de Arapiraca, foram distribuídos mais de 500 materiais informativos sobre os canais de denúncia de abuso sexual infantil, como o Disque 100.
Radamés Pereira, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Arapiraca, reforça a importância de ações como essa no município. "É sempre importante termos os órgãos do Governo unidos e atuando em todo o estado. Ao recebermos uma ação como essa, enfatiza a nossa luta ajudando a proteger as crianças e adolescentes em todo território alagoano", disse Pereira.
Últimas notícias
Mulher é ameaçada de morte após se recusar a emprestar carregador de celular em Coruripe
Paulo Dantas empossa 83 novos delegados para reforçar Polícia Civil em Alagoas
Carro furtado, notebooks e receptação: abordagem da PM termina com dois presos
Senado aprova projeto que amplia penas para crimes sexuais contra crianças
MPT abre processo seletivo para estágio em Maceió e Arapiraca
Motocicleta com queixa de furto é apreendida em área de mata em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
