Do Litoral ao Sertão: Lei Seca e Educação para o Trânsito intensificam ações no Maio Amarelo
Ações educativas e de fiscalização, realizadas no decorrer do mês, chegaram ao Sertão

Para reforçar o trabalho de prevenção de sinistros e mortes, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) ampliou, durante toda a campanha Maio Amarelo, as ações da Operação Lei Seca e de Educação para o Trânsito, que estão chegando a todas as regiões do estado. Com fiscalização, em parceria com as Superintendências Municipais de Transporte e Trânsito (SMTTs), palestras em empresas e campanhas educativas nas ruas e escolas, o Detran quer aumentar a conscientização da população.
A Operação Lei Seca foi realizada nessa quinta-feira (23), em Santana do Ipanema, no Sertão de Alagoas. Foram feitos 230 testes de etilômetro, e 17 veículos foram apreendidos por apresentarem algum tipo de irregularidade. Os agentes instruíram os condutores sobre a importância do uso de equipamentos de proteção e dos perigos de misturar álcool e direção.
Para o comerciante Jonathan Vieira, de 40 anos, esse tipo de blitz da Lei Seca faz com quem os condutores repensem atitudes erradas praticadas no trânsito. “A gente se sente mais seguro quando vê ações assim na cidade, porque quem bebe e dirige coloca não só a vida dele em risco, mas também a de quem está ao redor”, explicou.
De acordo com o tenente-coronel Eduardo Alex, gerente de Planejamento e Fiscalização de Trânsito do Detran, o efetivo foi reforçado e as ações educativas e de fiscalização foram intensificadas. “Durante toda a campanha Maio Amarelo estamos rodando o estado e percorrendo locais estratégicos, para que possamos contribuir na diminuição dos sinistros e avançarmos na segurança no trânsito”, afirmou.
Mais de quatro mil crianças conscientizadas
A equipe de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran percorreu escolas sertanejas entre os dias 22 e 24 de maio. Ao todo, 12 instituições de ensino receberam ações educativas nas cidades de Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Senador Rui Palmeira, Pão de Açúcar, Olho d’Água das Flores, Major Izidoro e Piranhas.
Mais de 4.200 crianças foram instruídas sobre boas práticas no trânsito. Elas assistiram a esquete teatral “Rapidez e velocidade é aqui! A família mais veloz da região”, participaram de jogos educativos, viram projeções sobre as condutas adequadas no trânsito e interagiram com os mascotes Detranzito e Detranzita.
Para Roberto Silva, assessor especial do Detran, a campanha do Maio Amarelo reforça o trabalho realizado em escolas durante todo o ano. “Buscamos ensinar por meio do lúdico, para que eles aprendam e possam aplicar no dia a dia os ensinamentos que receberam. Essas crianças e adolescentes já fazem parte do trânsito e, com o conhecimento que recebem, tornam-se multiplicadores de boas ações no trânsito”, explicou.

Últimas notícias

Vila Galé Coruripe: Ao lado do prefeito Marcelo Beltrão, presidente do Grupo anuncia que obras iniciam no segundo semestre

No terceiro dia de greve de fome, Glauber Braga volta a atacar Lira

Bolsonaro deixa hospital em Natal e é transferido para Brasília com suporte de UTI

População critica reajuste na tarifa de mototáxi em Palmeira dos Índios: “Pesado para o bolso do trabalhador”

Motociclista fica ferido após colidir contra caminhonete na AL-215, em Marechal Deodoro

Trabalhador morre após sofrer choque elétrico em canteiro de obras, em Batalha
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
