Do Litoral ao Sertão: Lei Seca e Educação para o Trânsito intensificam ações no Maio Amarelo
Ações educativas e de fiscalização, realizadas no decorrer do mês, chegaram ao Sertão
Para reforçar o trabalho de prevenção de sinistros e mortes, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) ampliou, durante toda a campanha Maio Amarelo, as ações da Operação Lei Seca e de Educação para o Trânsito, que estão chegando a todas as regiões do estado. Com fiscalização, em parceria com as Superintendências Municipais de Transporte e Trânsito (SMTTs), palestras em empresas e campanhas educativas nas ruas e escolas, o Detran quer aumentar a conscientização da população.
A Operação Lei Seca foi realizada nessa quinta-feira (23), em Santana do Ipanema, no Sertão de Alagoas. Foram feitos 230 testes de etilômetro, e 17 veículos foram apreendidos por apresentarem algum tipo de irregularidade. Os agentes instruíram os condutores sobre a importância do uso de equipamentos de proteção e dos perigos de misturar álcool e direção.
Para o comerciante Jonathan Vieira, de 40 anos, esse tipo de blitz da Lei Seca faz com quem os condutores repensem atitudes erradas praticadas no trânsito. “A gente se sente mais seguro quando vê ações assim na cidade, porque quem bebe e dirige coloca não só a vida dele em risco, mas também a de quem está ao redor”, explicou.
De acordo com o tenente-coronel Eduardo Alex, gerente de Planejamento e Fiscalização de Trânsito do Detran, o efetivo foi reforçado e as ações educativas e de fiscalização foram intensificadas. “Durante toda a campanha Maio Amarelo estamos rodando o estado e percorrendo locais estratégicos, para que possamos contribuir na diminuição dos sinistros e avançarmos na segurança no trânsito”, afirmou.
Mais de quatro mil crianças conscientizadas
A equipe de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran percorreu escolas sertanejas entre os dias 22 e 24 de maio. Ao todo, 12 instituições de ensino receberam ações educativas nas cidades de Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Senador Rui Palmeira, Pão de Açúcar, Olho d’Água das Flores, Major Izidoro e Piranhas.
Mais de 4.200 crianças foram instruídas sobre boas práticas no trânsito. Elas assistiram a esquete teatral “Rapidez e velocidade é aqui! A família mais veloz da região”, participaram de jogos educativos, viram projeções sobre as condutas adequadas no trânsito e interagiram com os mascotes Detranzito e Detranzita.
Para Roberto Silva, assessor especial do Detran, a campanha do Maio Amarelo reforça o trabalho realizado em escolas durante todo o ano. “Buscamos ensinar por meio do lúdico, para que eles aprendam e possam aplicar no dia a dia os ensinamentos que receberam. Essas crianças e adolescentes já fazem parte do trânsito e, com o conhecimento que recebem, tornam-se multiplicadores de boas ações no trânsito”, explicou.

Últimas notícias
Proprietário de bar é preso por exploração sexual de adolescente, em Maceió
Homem é morto dentro de casa na zona rural de Taquarana
Com cinco dias de programação gratuita, Prefeitura de Arapiraca e Sesc promovem 1º Festival da Consciência Negra
Prefeitura de Arapiraca firma convênios com associações e anuncia R$ 1,5 milhão para o PAA
PF utiliza drones de alta tecnologia na segurança da COP30 em Belém
Bombeiro sofre mal súbito e morre durante curso de mergulho em Pernambuco
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
