[Vídeo] Grupo de pesquisa de Agronomia da Ufal Arapiraca realiza experimentos com agricultura conservacionista
Conceito envolve a proteção e conservação do solo para melhor aproveitamento dos nutrientes e da água da chuva
Um grupo de pesquisa do curso de Agronomia da Ufal (Universidade Federal de Alagoas) Campus Arapiraca, está realizando dois experimentos que envolvem conceitos da agricultura conservacionista, que tem como princípios básicos reduzir a mobilidade de solo, manter os resíduos culturais na superfície do solo e utilizar a rotação de culturas.
O grupo, denominado GPESA (Grupo de Pesquisa e Extensão Solo Agreste), é composto por cerca de 20 pessoas, incluindo alunos, estudantes de pós-graduação e de pós-doutourado do curso de Agronomia. O grupo é coordenado pelo professor Valdevan Rosendo.
Os dois experimentos tiveram início há quatro anos e são realizados em duas áreas, medindo 1.824 m² e 1.260 m² cada uma. Eles envolvem a utilização do milho, cultura considerada de grande potencial no Nordeste brasileiro dentro da área denominada como SEALBA, sigla formada pelas iniciais dos estados de Sergipe, Bahia e Alagoas.

Professor Valdevan demonstrando a funcionalidade dos experimentos. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos
O objetivo é mostrar o rendimento e os benefícios para o meio ambiente que esse tipo de sistema de plantio pode alcançar, sem o uso da agricultura convencional, ou seja, mantendo o solo conservado e coberto com plantas (leguminosas e gramíneas) que ajudam a conservar e a manter os nutrientes que o solo necessita, além de direcionar o uso da água da chuva, evitando a erosão e o desgaste deste solo.
O projeto é financiado pela Fapeal (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas) em parceria com a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e conta também com o apoio financeiro da Agrisus, entidade de Utilidade Pública Federal e do Estado de São Paulo, fundação privada que apoia e financia projetos de pesquisa com bolsa de iniciação científica em nível local e regional que difundam tecnologias voltadas para a conservação do solo e estoque de carbono, uma das finalidades do trabalho desenvolvido na Ufal Campus Arapiraca.
Assista a reportagem em vídeo e saiba mais detalhes sobre o projeto que utiliza a agricultura conservacionista no plantio do milho:
Últimas notícias
Ladrão anuncia assalto e rouba dinheiro de lanchonete no Sertão de AL
Parceria com Daniel Barbosa garante 3 mil novas vagas na educação de Arapiraca
Emenda de Isnaldo Bulhões garante adutora que levará água para o Sertão
Celular ao lado do corpo torna tio-avô principal suspeito da morte
Casal é detido com entorpecentes em moto adulterada e roubada em Maceió
Homem é preso com pistola e maconha durante operação em São José da Tapera
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
