Uneal realiza 1ª Feira Cultural e Agroecológica no Campus I em Arapiraca
A partir dessa experiência inicial, a proposta de desenvolvimento de uma tecnologia social foi criada em parceria com o então aluno Cledison Santos Silva, sendo premiada no edital Centelha 2 da FAPEAL.
O Campus I da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), em Arapiraca, sediou a 1ª Feira Cultural e Agroecológica. Este evento marcou um importante avanço nas atividades de extensão do curso de Ciências Contábeis da Uneal.
A feira é resultado do projeto de extensão "Contabilidade Socioambiental", iniciado em 2018. A iniciativa visava estudar práticas sustentáveis para transformar o modelo econômico de políticas públicas e empresariais. O projeto explorou a agricultura sustentável e a política de certificação orgânica no Brasil.
A partir dessa experiência inicial, a proposta de desenvolvimento de uma tecnologia social foi criada em parceria com o então aluno Cledison Santos Silva, sendo premiada no edital Centelha 2 da FAPEAL. Em 2023, o projeto se expandiu sob a coordenação do professor Francis Cleiton Balbino e da professora Angela Leite, resultando na Feira Agroecológica.
“A 1ª Feira Cultural e Agroecológica foi um ambiente de troca de conhecimentos e interação com a comunidade, incluindo consumidores e comerciantes. As pautas abordadas incluem comércio solidário, formação de preço justo, certificação da agricultura orgânica, transparência e rastreabilidade da produção”, explicou o coordenador da ação, professor Francis Cleiton Balbino.
A feira quinzenal comercializa produtos de produção responsável e agroecológica, artesanatos e materiais culturais, promovendo o consumo consciente e sustentável. Além disso, busca formar uma rede de agricultores agroecológicos dentro do ambiente de Pesquisa e Extensão da Uneal, com o objetivo de desenvolver um sistema de certificação da produção responsável e agroecológica.
De acordo com o reitor Odilon Máximo, “a realização da 1ª Feira Cultural e Agroecológica é um marco que demonstra o compromisso da Uneal em integrar a universidade com a comunidade local, promovendo conhecimento e práticas sustentáveis.”
A atividade ofereceu oportunidades para cursos da área de gestão abordarem temas como formação de preço justo, auditoria para certificação orgânica, organização de eventos, empreendimentos coletivos e sustentabilidade das organizações de interesse social.
Durante o evento, hortaliças, frutas, bolos, pratos típicos, artesanato e livros de literatura regional foram comercializados, integrando a comunidade local e os conhecimentos produzidos na universidade.
A atividade de extensão universitária é resultado do projeto “Parceria entre Universidade e Agricultores: O Uso de Tecnologias Sociais para Certificação de Produtores Orgânicos no município de Arapiraca/AL”, coordenado pelos docentes ngela Maria Araújo Leite e Francis Cleiton Balbino, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). A Feira teve o apoio da FAPEAL e do Programa de Extensão do curso de Ciências Contábeis.
Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
