Uneal realiza 1ª Feira Cultural e Agroecológica no Campus I em Arapiraca
A partir dessa experiência inicial, a proposta de desenvolvimento de uma tecnologia social foi criada em parceria com o então aluno Cledison Santos Silva, sendo premiada no edital Centelha 2 da FAPEAL.
O Campus I da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), em Arapiraca, sediou a 1ª Feira Cultural e Agroecológica. Este evento marcou um importante avanço nas atividades de extensão do curso de Ciências Contábeis da Uneal.
A feira é resultado do projeto de extensão "Contabilidade Socioambiental", iniciado em 2018. A iniciativa visava estudar práticas sustentáveis para transformar o modelo econômico de políticas públicas e empresariais. O projeto explorou a agricultura sustentável e a política de certificação orgânica no Brasil.
A partir dessa experiência inicial, a proposta de desenvolvimento de uma tecnologia social foi criada em parceria com o então aluno Cledison Santos Silva, sendo premiada no edital Centelha 2 da FAPEAL. Em 2023, o projeto se expandiu sob a coordenação do professor Francis Cleiton Balbino e da professora Angela Leite, resultando na Feira Agroecológica.
“A 1ª Feira Cultural e Agroecológica foi um ambiente de troca de conhecimentos e interação com a comunidade, incluindo consumidores e comerciantes. As pautas abordadas incluem comércio solidário, formação de preço justo, certificação da agricultura orgânica, transparência e rastreabilidade da produção”, explicou o coordenador da ação, professor Francis Cleiton Balbino.
A feira quinzenal comercializa produtos de produção responsável e agroecológica, artesanatos e materiais culturais, promovendo o consumo consciente e sustentável. Além disso, busca formar uma rede de agricultores agroecológicos dentro do ambiente de Pesquisa e Extensão da Uneal, com o objetivo de desenvolver um sistema de certificação da produção responsável e agroecológica.
De acordo com o reitor Odilon Máximo, “a realização da 1ª Feira Cultural e Agroecológica é um marco que demonstra o compromisso da Uneal em integrar a universidade com a comunidade local, promovendo conhecimento e práticas sustentáveis.”
A atividade ofereceu oportunidades para cursos da área de gestão abordarem temas como formação de preço justo, auditoria para certificação orgânica, organização de eventos, empreendimentos coletivos e sustentabilidade das organizações de interesse social.
Durante o evento, hortaliças, frutas, bolos, pratos típicos, artesanato e livros de literatura regional foram comercializados, integrando a comunidade local e os conhecimentos produzidos na universidade.
A atividade de extensão universitária é resultado do projeto “Parceria entre Universidade e Agricultores: O Uso de Tecnologias Sociais para Certificação de Produtores Orgânicos no município de Arapiraca/AL”, coordenado pelos docentes ngela Maria Araújo Leite e Francis Cleiton Balbino, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). A Feira teve o apoio da FAPEAL e do Programa de Extensão do curso de Ciências Contábeis.