EUA retiram sanções a Moraes e dizem que medidas eram “inconsistentes”
As medidas foram aplicadas com base na Lei Magnitsky, criada para punir indivíduos acusados de violações de direitos humanos
O governo dos Estados Unidos afirmou, nesta sexta-feira (12), que as sanções impostas ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e a pessoas a ele associadas passaram a ser “inconsistentes” com os interesses da política externa norte-americana.
A justificativa foi apresentada em nota divulgada pela administração Donald Trump, que anunciou a retirada de Moraes, do Instituto Lex de Estudos Jurídicos e de sua diretora, Viviane Barci de Moraes, da lista de punidos pela Lei Magnitsky.
Segundo o comunicado, o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (Ofac), órgão do Departamento do Tesouro responsável pelas sanções, decidiu remover os nomes por entender que a manutenção da designação “é inconsistente com os interesses da política externa dos EUA”.
O governo norte-americano ainda citou a aprovação, pela Câmara dos Deputados, do projeto conhecido como PL da dosimetria — que reduz penas e concede anistia parcial a condenados pelos atos de 8 de janeiro — como um “passo na direção certa” e um indicativo de melhora nas condições de lawfare no Brasil. A proposta segue agora para análise do Senado.
Mais cedo, o subsecretário de Estado dos EUA, Christopher Landau, também elogiou o avanço do projeto no Congresso brasileiro.
As sanções contra Moraes, o Instituto Lex e Viviane Barci haviam sido impostas em 2024, em meio a decisões do ministro relacionadas a redes sociais norte-americanas e ao processo do STF envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro. As medidas foram aplicadas com base na Lei Magnitsky, criada para punir indivíduos acusados de violações de direitos humanos ou corrupção ao redor do mundo.
Últimas notícias
CESMAC do Sertão consolida protagonismo regional com curso de Enfermagem pioneiro no interior de Alagoas
Guarda-vidas salvam criança arrastada por corrente de retorno em Jacarecica
Comunidade Xukuru-Kariri participa de ação de proximidade da Segurança Pública
[Vídeo] Câmeras registram tombamento de caminhão de lixo na Ponta Verde
Polícia Militar apreende 5kg de drogas e descobre plantação de maconha em Maceió
Seplag e Polícia Científica divulgam diretrizes para posse de aprovados em concurso público
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
