Sertão

Força-tarefa viabilizada pelo Governo elimina desperdício de mais de 1 milhão de litros de água por hora no Sertão

Ao todo, foram detectadas quatro fraudes e 13 vazamentos que afetam o abastecimento no interior

Por 7segundos/Assessoria 04/07/2024 16h04
Força-tarefa viabilizada pelo Governo elimina desperdício de mais de 1 milhão de litros de água por hora no Sertão
Entre as medidas adotadas, destacam-se a instalação de bombas e válvulas redutoras de pressão e macromedidores modernos - Foto: Ascom

Dando continuidade às ações de fiscalização e combate às perdas hídricas em Alagoas, a concessionária Águas do Sertão (ADS) realizou uma operação intensiva entre os dias 25 e 28 de junho ao longo do trecho da adutora entre os municípios de Santana do Ipanema e Dois Riachos. Aproximadamente 25 km de tubulação foram fiscalizados, revelando quatro fraudes e 13 vazamentos, que afetam a eficiência e a segurança do sistema de abastecimento de água.

Em somente um dos vazamentos mais críticos detectados, localizado em uma rede de 700 mm no Sertão alagoano, resultava em uma perda estimada de 1 milhão de litros de água por hora. A força tarefa de combate a perdas, que integra o Programa Mais Água Alagoas e solucionou os problemas encontrados, foi iniciada em maio deste ano em uma parceria entre o Governo de Alagoas e a ADS.

Segundo o secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira, do investimento inicial dos recursos estaduais de R$ 71 milhões, R$ 15 milhões foram destinados especificamente à Bacia Leiteira. “Nosso objetivo com a força tarefa é corrigir vazamentos e ligações irregulares, além de modernizar a infraestrutura hídrica com tecnologia avançada. Assim, conseguiremos melhorar o abastecimento dos sertanejos atendidos pela concessionária”, destacou o secretário.





Entre as medidas adotadas pela ADS, destacam-se a instalação de bombas e válvulas redutoras de pressão (VRP), macromedidores modernos e o monitoramento em tempo real pelo Centro de Controle Operacional (CCO).

De acordo com o gerente de eficiência operacional da Águas do Sertão, “outros vazamentos de menor proporção também foram identificados e estão sendo reparados, incluindo um localizado dentro de um terreno particular. Só este caso em específico era responsável pela perda de aproximadamente 95 litros de água por hora”, afirma Heron Lima.

Para o diretor da Águas do Sertão, Antonio Hercules Neto, a continuidade do programa é essencial para melhorar a situação hídrica da região da Bacia Leiteira.

“Os resultados positivos que já estamos obtendo refletem nosso compromisso com a população alagoana em fornecer serviços de saneamento de alta qualidade, promovendo o desenvolvimento sustentável e a saúde pública no estado”, finalizou o diretor.