Força-tarefa viabilizada pelo Governo elimina desperdício de mais de 1 milhão de litros de água por hora no Sertão
Ao todo, foram detectadas quatro fraudes e 13 vazamentos que afetam o abastecimento no interior
Dando continuidade às ações de fiscalização e combate às perdas hídricas em Alagoas, a concessionária Águas do Sertão (ADS) realizou uma operação intensiva entre os dias 25 e 28 de junho ao longo do trecho da adutora entre os municípios de Santana do Ipanema e Dois Riachos. Aproximadamente 25 km de tubulação foram fiscalizados, revelando quatro fraudes e 13 vazamentos, que afetam a eficiência e a segurança do sistema de abastecimento de água.
Em somente um dos vazamentos mais críticos detectados, localizado em uma rede de 700 mm no Sertão alagoano, resultava em uma perda estimada de 1 milhão de litros de água por hora. A força tarefa de combate a perdas, que integra o Programa Mais Água Alagoas e solucionou os problemas encontrados, foi iniciada em maio deste ano em uma parceria entre o Governo de Alagoas e a ADS.
Segundo o secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira, do investimento inicial dos recursos estaduais de R$ 71 milhões, R$ 15 milhões foram destinados especificamente à Bacia Leiteira. “Nosso objetivo com a força tarefa é corrigir vazamentos e ligações irregulares, além de modernizar a infraestrutura hídrica com tecnologia avançada. Assim, conseguiremos melhorar o abastecimento dos sertanejos atendidos pela concessionária”, destacou o secretário.

Entre as medidas adotadas pela ADS, destacam-se a instalação de bombas e válvulas redutoras de pressão (VRP), macromedidores modernos e o monitoramento em tempo real pelo Centro de Controle Operacional (CCO).
De acordo com o gerente de eficiência operacional da Águas do Sertão, “outros vazamentos de menor proporção também foram identificados e estão sendo reparados, incluindo um localizado dentro de um terreno particular. Só este caso em específico era responsável pela perda de aproximadamente 95 litros de água por hora”, afirma Heron Lima.
Para o diretor da Águas do Sertão, Antonio Hercules Neto, a continuidade do programa é essencial para melhorar a situação hídrica da região da Bacia Leiteira.
“Os resultados positivos que já estamos obtendo refletem nosso compromisso com a população alagoana em fornecer serviços de saneamento de alta qualidade, promovendo o desenvolvimento sustentável e a saúde pública no estado”, finalizou o diretor.
Últimas notícias
"Tenente-coronel agredia filha de Gisele", relatam testemunhas à PM
Felipe Holanda e a força silenciosa da retaguarda política
Nasce Maria Paula, filha da deputada estadual Cibele Moura
Homem morre em capotamento na Avenida Cachoeira do Meirim
Irã acusa EUA de planejar ataque terrestre
Rede de Atenção às Violências participa da Campanha Lugar de Mulher é no Rei Pelé
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
