Arapiraca

Atendimento a crianças e idosos é tema de recomendação do Ministério Público em Arapiraca

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência tem até 60 dias para informar se acata ou não

Por 7Segundos com Assessoria 08/07/2024 10h10
Atendimento a crianças e idosos é tema de recomendação do Ministério Público em Arapiraca
Atendimento a crianças e idosos é tema de recomendação do Ministério Público em Arapiraca - Foto: Assessoria

Uma recomendação pela reativação do Núcleo de Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência e do Núcleo de Atendimento à Pessoa Idosa foi emitida pelo Ministério Público de Alagoas (MPAL) em Arapiraca. Publicada nesta segunda-feira (08), a recomendação do MPAL é voltada à Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev).

De acordo com a promotora de Justiça Viviane Karla Farias, a medida tomada pelo Ministério Público se deu após notícia de que os dois núcleos, que funcionavam na Casa de Direitos do Município de Arapiraca, haviam sido desativados.

Tendo em vista a relevância social dos serviços que eram prestados, o MPAL solicita que os atendimentos sejam retomados. “Esses serviços dão cumprimento a direitos humanos sociais. A sua cessação ou diminuição é um retrocesso social, enfraquecendo a tutela da dignidade humana”, afirmou.

A Seprev tem até 60 dias para informar se acata ou não a recomendação. O documento é assinado pela promotora de Justiça Viviane Karla Farias e pelo promotor de Justiça Rogério Paranhos.

Entenda


Recomendação é um documento em que o Ministério Público faz uma orientação, geralmente voltado a alguma autoridade, com o objetivo de corrigir uma conduta que vai contra os interesses da sociedade.

Vale destacar que a recomendação é um instrumento de atuação extrajudicial, ou seja, a orientação feita por meio de recomendação não é apresentada ao Judiciário, sendo feita diretamente à pessoa envolvida no assunto.