Arapiraca registra mais de 5 mil plantios de árvores só no primeiro semestre de 2024
Número de árvores suprimidas diminuiu em 56% em relação ao mesmo período de 2023
Tendo sempre o verde com uma das suas premissas básicas, o município arapiraquense segue na rota da sustentabilidade e na defesa do Meio Ambiente.
Na última semana, a Prefeitura de Arapiraca recebeu o selo “Cidade Amiga das Árvores” concedida pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) devido às ações realizadas pelo município.
Anteriormente, em março deste ano, Arapiraca tornou-se o 1° município alagoano e o 4º na região Nordeste a receber o selo Tree Cities pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Arbor Day Foundation.
De acordo com o superintendente de Meio Ambiente, Fellipe Barbosa, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, só neste primeiro semestre de 2024, o município alcançou a marca de 5515 árvores plantadas em toda Arapiraca.
Outro ponto relevante na arborização em Arapiraca é a redução de supressões autorizadas. Em 2024, o número de árvores suprimidas diminuiu em 56% em relação ao mesmo período de 2023. Foram 59 supressões ante 136 no ano anterior.
Ainda segundo ele, a gestão da arborização urbana tem tido avanços significativos. Além do expressivo número de novas árvores, vale salientar outros importantes projetos que vêm sendo implementados pela Superintendência de Meio Ambiente:
- Arborômetro: a ferramenta vem se desenvolvendo esse ano para gerenciar além do número de árvores plantadas e suprimidas a diversidade de espécies plantadas e também o que vem sendo germinado mensalmente no viveiro de mudas. Essa ampliação de escopo direciona a tomada de decisão para aquisição de semestres específicas, insumos que possam ser necessários para germinação ou plantio em áreas públicas entre outros pontos;
- Censo arbóreo - Para otimizar a gestão arbórea da cidade, a Superintendência de Meio Ambiente vem realizando um Censo Arbóreo em toda zona urbana de Arapiraca. O objetivo é entender quais são as árvores mais comuns em Arapiraca, avaliar a fitossanidade, ou seja, a saúde das árvores, se anteceder a possíveis supressões e a substituição desses indivíduos arbóreos e implementar um cadastro dessas árvores na base de dados da prefeitura tais como imóveis, ruas, e demais equipamentos urbanos;
- Cumpra-se da Lei das Arapiracas - esse projeto visa efetivar a implementação da Lei 2.432/2006 que imuniza a árvore Arapiraca ao corte e estabelece que todas as escolas do município devam ter uma árvore Arapiraca plantada. No primeiro semestre a superintendência de meio ambiente avançou com o diagnóstico das escolas. Apenas 9 de 91 escolas e creches municipais apresentam uma árvore Arapiraca em seus pátios. O objetivo é implementar o plantio em todas as demais 82 escolas e creches e ampliar o plantio para escolas estaduais e privadas no município que possuam viabilidade para o plantio.
Últimas notícias
Santa Casa de encerra serviços de Obstetrícia e Neonatologia para beneficiários da Unimed
Sobe para 12 o número de presos do Comando Vermelho durante operação em AL
Picpay é condenada a indenizar cliente que teve nome negativado indevidamente
Compras da Black Friday devem injetar mais de R$ 69 milhões em Maceió, diz Fecomércio
IBGE lança processo seletivo recorde com 9,5 mil vagas, incluindo 259 em Alagoas
Campanha do Governo de AL viraliza ao resgatar personagens icônicos da Grande Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
