Ufal é parceira de projeto da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros
Ideia do projeto é promover a educação antirracista
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), através do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi), é a mais nova parceria da 5° edição do Projeto Afrocientista, uma iniciativa da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). O projeto, tem o compromisso de promover uma educação antirracista e incentivar a pesquisa científica entre jovens negros do ensino médio da rede pública brasileira através da pesquisa, ensino e extensão, junto à alunos de graduação das universidades públicas.
“Para além do fortalecimento dos Núcleos de Estudos pelo Brasil, o Afrocientista é ferramenta de combate ao racismo e promoção da igualdade racial. Olhando por essa perspectiva, é fundamental entender a importância da relação da universidade com as escolas públicas para a construção de uma sociedade antirracista e que preza pela emancipação humana”, explica o professor Danilo Marques, coordenador do Neabi/Ufal.
Ele comenta ainda sobre as expectativas para a participação do Núcleo que representa Alagoas no projeto pela primeira vez. “Estamos no processo de retomada de relacionamento com as escolas de ensino básico pós pandemia. Com o projeto, esperamos promover o letramento racial para esses alunos, preparando-os para o ingresso na universidade pública através do sistema de cotas, de fato, e proporcionar uma estrutura segura na escolha do curso de graduação”, afirma.
Em Alagoas, o Neabi Dandara dos Palmares e Maninha Xukuru Kariri, integra o projeto com as bolsistas Juliana Gomes, do curso de Jornalismo, e Larissa Martins, do curso de Relações Públicas, juntamente com onze alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Geraldo Melo dos Santos, sob a supervisão do professor Fabson Calixto. O projeto tem apoio do Instituto Unibanco e do Ministério da Educação (MEC).
Saiba mais
Presente em todos os estados brasileiros, o projeto Afrocientista contribui para a transformação na vida da juventude negra brasileira e o fortalecimento da lei 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira" no currículo oficial da Rede de Ensino.
Para mais informações, acesse @afrocientista.abpn e @neabiufal no Instagram.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
