Penedo supera todas as metas dos indicadores e é nota 10 no Previne Brasil
Criado em 2019 pelo governo federal, o Previne Brasil mede avanços na saúde em sete indicadores específicos
A Prefeitura de Penedo colhe os frutos de uma administração focada em trabalhar para o povo. A Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) comemora a nota 10 que conseguiu no primeiro quadrimestre de 2024 no Previne Brasil e está em primeiro lugar entre os municípios de Alagoas com população acima de 15 mil habitantes.
Criado em 2019 pelo governo federal, o Previne Brasil mede avanços na saúde em sete indicadores específicos a cada quadrimestre, principalmente atendimentos direcionados para a saúde da mulher.
Na soma geral, o trabalho desenvolvido diariamente nos postos de saúde de Penedo superou todas as metas estabelecidas no programa, resultado de estratégias bem planejadas e executadas para garantir mais saúde à população penedense.
Os dados mais recentes do Previne Brasil comprovam que a Prefeitura de Penedo desenvolve os melhores serviços na área de saúde entre todos os municípios alagoanos com mais de 15 mil habitantes. E no comparativo com as oito cidades da 6ª Região de Saúde, Penedo lidera o ranking, com Piaçabuçu na penúltima posição e Coruripe em quarto lugar.
O destaque está no acompanhamento pré-natal, com 80% das gestantes realizando, pelo menos, seis consultas durante o período de gestação, índice que se aproxima do dobro estabelecido pelo Ministério da Saúde (45%).
A administração Ronaldo Lopes também alcança 95% de gestantes atendidas com pelo menos uma consulta odontológica, percentual bem acima dos 60% exigidos no Previne Brasil. Além disso, 96% das mulheres grávidas assistidas na rede da Atenção Básica municipal realizaram testes para sífilis e HIV. Neste caso, a meta é de 60%.
Outro indicador importante avaliado no Previne Brasil e cujo resultado atesta o excelente trabalho da Secretaria de Saúde de Penedo é a cobertura vacinal contra poliomielite e a aplicação da tetravalente. Penedo superou a meta estabelecida em 95% de crianças vacinadas, alcançando cobertura de 98%.
Nos demais indicadores, a SEMS também superou as metas, entre eles para mulheres de 25 a 64 anos que realizaram coleta para citologia ao longo de 3 anos, beneficiando 57% do público cuja meta é 40%.
Nos atendimentos para homens e mulheres, as consultas para pessoas hipertensas chegaram ao percentual de 62%, 12% acima da meta, assim como as consultas com diabéticos, fechando em 58% para a meta estabelecida em 50%.
Todos esses avanços são fruto de trabalho diário e conjunto das equipes de saúde, inclusive por meio de programas municipais como o Cegonha Penedense, que incentiva as gestantes a fazer o pré-natal completo, e o Penedo Cuida, que realiza atendimento em domicílio para pacientes acamados e domiciliados.
Últimas notícias
PF pode interromper emissão de passaporte por falta de verba
Eduardo Bulhões reforça valorização dos professores e promete pagar precatórios
Mulher morre após passar mal enquanto bebia em praça de São Miguel dos Campos
Motorista derruba poste em acidente no bairro Cidade Universitária, em Maceió
Reserva técnica da Policia Científica doa brinquedos ao IML de Maceió
Moradores do Jardim Tropical comemoram pavimentação entregue pelo prefeito Luciano Barbosa
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
