Projeto de Lei assegura educação contínua para dependentes de servidores da Segurança Pública
Deputado federal Daniel Barbosa é relator do projeto
Um Projeto de Lei (PL) promete trazer tranquilidade para as famílias dos profissionais da segurança pública no Brasil. Em tramitação na Câmara dos Deputados, o PL 3.559/2023 visa garantir a matrícula imediata em escolas públicas de educação básica para os dependentes desses servidores, assegurando a continuidade educacional mesmo diante de mudanças de endereço resultantes das transferências profissionais dos pais.
O autor do PL é o deputado federal Eriberto Medeiros, de Pernambuco, mas a relatoria está a cargo do alagoano Daniel Barbosa (PP), que aprimorou o texto original com uma emenda que amplia e clarifica os direitos dos profissionais da segurança pública e seus dependentes. Em suas palavras, o parlamentar enfatizou a importância da medida:
"Estou empenhado em assegurar que os filhos dos profissionais de segurança pública tenham prioridade na matrícula escolar quando suas famílias são transferidas para novas localidades. Com o PL, vamos garantir que a educação desses jovens seja contínua e sem interrupções, mesmo com as mudanças necessárias na vida de seus pais. A educação é um direito constitucional e inegociável, e nossos trabalhadores da segurança pública merecem essa tranquilidade."
A iniciativa beneficiará uma ampla gama de profissionais, incluindo Policiais Militares, Policiais Civis, Bombeiros Militares, Policiais Rodoviários Federais, Policiais Federais, Policiais Penais, Policiais Científicos, Guardas Municipais e outros profissionais da Segurança Pública. Esses servidores frequentemente enfrentam transferências e deslocamentos em função de suas atividades, o que pode comprometer a continuidade da educação de seus filhos.
O deputado Daniel Barbosa destacou ainda que o relatório do projeto está pronto e será votado em breve na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
