Sofreu algum tipo de violência na Ufal? Saiba como realizar registro
Coordenação de Direitos Humanos e Segurança Pública fará mapeamento das principais ocorrências entre a comunidade acadêmica
Desde 2009, a Universidade Federal de Alagoas conta com a Coordenação de Direitos Humanos e Segurança Pública. Sob coordenação atual do professor Anderson Menezes, docente do curso de Pedagogia, o setor disponibiliza um formulário de escuta de episódios de violação de direitos fundamentais, para a comunidade acadêmica.
Para isso, basta preencher as informações necessárias no questionário on-line. Não é preciso se identificar. O formulário possui perguntas objetivas sobre o tema e pesquisa casos de homofobia, racismo, transfobia, xenofobia e machismo/misoginia.
“Esta demanda surgiu após denúncias informais realizadas por discentes nas redes sociais, com isso achamos de extrema importância realizar este levantamento para termos uma base de onde têm maior ocorrência/frequência. Pretende-se por meio deste formulário compreender as demandas e as lacunas da plena prática dos direitos humanos e fundamentais dentro dos cursos da Universidade”, informa o professor.
A Coordenação de Direitos Humanos e Segurança Pública tem a missão de contribuir para a democratização e a promoção da cidadania e da cultura dos direitos humanos e fundamentais dentro da Universidade, aprimorando ações no âmbito educacional, que respeitem as diferenças e enfrentem as desigualdades.
A ideia é que com o acesso dos dados solicitados por meio do formulário, a equipe tenha noção de pontos específicos a trabalhar com a comunidade acadêmica, os cursos/áreas na qual obtém maior índice de vulnerabilidade, grupos a serem estudados e trabalhados, trazendo de maneira interna e externa a ajuda necessária para estes grupos.
Mais informações por e-mail: [email protected] ou telefone: (82) 3214-1808 e no perfil do Instagram: @cdhsp.ufal

Últimas notícias
Jovem é confundido com membro de facção e é assassinado em Maceió
Jovem trans desaparecida é encontrada morta em área de mata em Coqueiro Seco
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
