Sofreu algum tipo de violência na Ufal? Saiba como realizar registro
Coordenação de Direitos Humanos e Segurança Pública fará mapeamento das principais ocorrências entre a comunidade acadêmica
Desde 2009, a Universidade Federal de Alagoas conta com a Coordenação de Direitos Humanos e Segurança Pública. Sob coordenação atual do professor Anderson Menezes, docente do curso de Pedagogia, o setor disponibiliza um formulário de escuta de episódios de violação de direitos fundamentais, para a comunidade acadêmica.
Para isso, basta preencher as informações necessárias no questionário on-line. Não é preciso se identificar. O formulário possui perguntas objetivas sobre o tema e pesquisa casos de homofobia, racismo, transfobia, xenofobia e machismo/misoginia.
“Esta demanda surgiu após denúncias informais realizadas por discentes nas redes sociais, com isso achamos de extrema importância realizar este levantamento para termos uma base de onde têm maior ocorrência/frequência. Pretende-se por meio deste formulário compreender as demandas e as lacunas da plena prática dos direitos humanos e fundamentais dentro dos cursos da Universidade”, informa o professor.
A Coordenação de Direitos Humanos e Segurança Pública tem a missão de contribuir para a democratização e a promoção da cidadania e da cultura dos direitos humanos e fundamentais dentro da Universidade, aprimorando ações no âmbito educacional, que respeitem as diferenças e enfrentem as desigualdades.
A ideia é que com o acesso dos dados solicitados por meio do formulário, a equipe tenha noção de pontos específicos a trabalhar com a comunidade acadêmica, os cursos/áreas na qual obtém maior índice de vulnerabilidade, grupos a serem estudados e trabalhados, trazendo de maneira interna e externa a ajuda necessária para estes grupos.
Mais informações por e-mail: [email protected] ou telefone: (82) 3214-1808 e no perfil do Instagram: @cdhsp.ufal

Últimas notícias
Homem é flagrado agredindo clientes e seguranças em bar na orla da Ponta Verde
Apresentador de TV descobre ao vivo que sua mulher contratou matador de aluguel para executá-lo
Garçom, tem Pitú? Veja o meme que tomou conta do Brasil
Como jovem que diz ser Madeleine McCann usou ChatGPT para “provar” DNA
Maceió registra 2.636 casos de sífilis em 2025; SMS reforça alerta sobre prevenção
Bebê é vista 'dando soco' na mãe durante exame de ultrassom: 'Personalidade forte'
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
