HEA oferece orientações sobre a conscientização e combate à violência contra a mulher
Evento destacou a importância da sensibilização e da proteção, com o objetivo de ampliar o apoio comunitário
O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, forneceu na manhã desta quarta-feira (07), orientações para pacientes e acompanhantes sobre conscientização e combate à violência contra a mulher. Estiveram presentes na ocasião palestrantes da Defensoria Pública e da Patrulha Maria da Penha.
Para Mônica Leal, coordenadora do programa “Preparando a Volta Para Casa", a iniciativa teve o objetivo de que pacientes e acompanhantes, ao obterem as informações, possam repassá-las para as comunidades, ajudando a ampliar o alcance da conscientização sobre o tema.
“Foi um diálogo sincero, aberto e construtivo com pacientes e familiares, onde foram esclarecidas várias dúvidas e discutidas formas de prevenir a violência doméstica no ambiente familiar. Além da conscientização, o objetivo é que essas pessoas possam levar o conhecimento adquirido para suas comunidades”, disse.
A agente da Patrulha Maria da Penha, Larissa Lima, foi uma das palestrantes e explicou como é o trabalho da equipe durante a campanha do Agosto Lilás. “Durante o mês de agosto, a Patrulha Maria da Penha intensifica as atividades contra a violência doméstica. Hoje, a equipe visitou o HEA para dialogar com pacientes e acompanhantes. Explicamos sobre tipos de violência, serviços disponíveis e nossas funções”, contou.
Para Marcos Freire, defensor público do Estado de Alagoas, o evento é fundamental para ampliar a divulgação dos órgãos de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica e a escolha do local foi estratégica.
“O encontro é muito importante para divulgar os órgãos de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica, especialmente em uma unidade de saúde, que é o primeiro ponto de acolhimento para elas. Assim, a equipe multidisciplinar pode acolher essas mulheres, empoderá-las e encaminhá-las para os órgãos responsáveis pela proteção de sua integridade física, moral, psicológica e patrimonial”, relatou.
*Estagiário sob supervisão da redação
Últimas notícias
Dólar cai para R$ 5,40 com reunião do Copom e mercado externo
Moraes anula decisão da Câmara que manteve mandato de Zambelli
Michelle Bolsonaro se manifesta após decisão de Moraes sobre Zambelli
Operação da Polícia Civil cumpre mandados e prende quatro pessoas em Alagoas
Pão de Açúcar registra 39ºC e entra na lista das cidades mais quentes do Brasil nesta quinta-feira (11)
Melhores sites para rastrear encomendas: como acompanhar seus pacotes com facilidade
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
