Baixo São Francisco

Projeto da Ufal Penedo e Ifal celebra premiação em tecnologia acústica

Trabalho foi premiado no Trakto Show Maceió

Por 7segundos/Assessoria 09/08/2024 16h04
Projeto da Ufal Penedo e Ifal celebra premiação em tecnologia acústica
Alunos de Penedo premiados no Trakto Show 2024, em Maceió - Foto: Ascom

O projeto Tecnologia acústica passiva e os sons da natureza subaquática, realizado em parceria com a Unidade Educacional de Penedo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) recebeu o prêmio Boas Ideias Não Tem Idade, edição 2024. O destaque foi dado durante o Trakto Show Maceió, um dos maiores eventos de Marketing e Negócios do Nordeste, que aconteceu no primeiro fim de semana de agosto.

A premiação celebra a criatividade e o espírito inovador dos jovens que aplicam ideias pra o futuro. Foram quatro projetos premiados na categoria e o trabalho em parceria com a Ufal foi agraciado com dez bolsas e mais R$ 6 mil.

A iniciativa premiada contou com o apoio da Ufal para desenvolver as atividades e o uso da estrutura laboratorial da Unidade Penedo. O professor Alfredo Borie, do curso de Engenharia de Pesca da Ufal orientou os alunos por meio do projeto contemplado no Pibic Jr., que é destinado a estudantes do Ensino Médio, e está vinculado ao Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

De acordo com o docente, um dos objetivos dessa parceria é despertar o interesse desses estudantes para a graduação na Ufal. “Essa aproximação é para ver se a gente consegue trazer esses alunos para a Ufal, para fazer Engenharia de Pesca, trabalharem com a ferramenta, que é tecnologia acústica, uma coisa nova que eles podem utilizar para o futuro”, ressaltou Alfredo.

Sobre o projeto


O projeto Tecnologia acústica passiva e os sons da natureza subaquática iniciou em 2023 e encerrou em julho deste ano. Os alunos desenvolveram atividades que contribuem no manejo da pesca e aquicultura utilizando a ferramenta para estudar a paisagem acústica e validar sons de peixes e camarões em sistemas controlados em parceria com a Codevasf.

Foram analisados os sons de curimatã-pacu durante a desova, sons de juvenis, matrizes e reprodutores de tilápia (na alimentação) e sons de advertência das piranhas pirambeba e piranha-preta. Eles também avaliaram sons de advertência de peixes coletados por pescadores artesanais na 6ª Expedição Cientifica do baixo São Francisco.

Para realizar essas atividades, os estudantes participaram de uma capacitação com equipamentos e programas acústicos e curso certificado de Iniciação em Ciência em Animais de Laboratório, com duração de 30 horas.

Os resultados foram compartilhados em eventos e a celebração do sucesso do projeto foi a premiação recebida no Trakto Show.