Sesau promove acolhimento de profissionais intercambistas do Programa Mais Médicos em Arapiraca
Evento busca receber os médicos e integrá-los com as gestões municipais beneficiadas
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu o acolhimento de 14 médicos intercambistas que fazem parte do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB), instituído pelo Governo Federal. A ação foi realizada presencialmente, na quinta-feira (15), em Arapiraca, tendo em vista que os profissionais irão atender a população de municípios da II Macrorregião de Saúde de Alagoas.
Na ocasião, foram apresentados dados epidemiológicos e características da II Macrorregião de Saúde, além de normas do programa e a cobertura de Atenção Primária nos municípios. A iniciativa faz parte da segunda etapa formativa do Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAV) do PMMB e busca receber os médicos de forma acolhedora, e integrá-los com as gestões municipais.
A superintendente de Atenção Primária e Ações Estratégicas da Sesau, Karine Omena, destaca que o momento foi muito importante para os novos profissionais. “É uma etapa obrigatória para todos os médicos com registro no exterior. O momento proporcionou uma integração entre os médicos e as gestões, assim como esclareceu sobre a formação pedagógica que faz parte do programa”, disse.
Conforme define o Ministério da Saúde (MS), médico intercambista é aquele que, independentemente da nacionalidade brasileira ou estrangeira, tem registro profissional no exterior. Para atuar no Mais Médicos, os profissionais devem seguir algumas regras e procedimentos especificamente relacionados à sua condição no país.
O MAAV dos médicos intercambistas é uma etapa obrigatória para todos os médicos com registro no exterior e parte da carga horária é realizada no Estado que o profissional irá atuar. O evento tem duração de três dias. O primeiro foi realizado de forma presencial e virtual nos demais dias, totalizando uma carga horária de 20 horas para os participantes.
O evento presencial foi realizado na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Arapiraca e contou com a participação de representantes da Sesau, das gestões municipais, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), da Coordenação Estadual do Programa Mais Médicos, dos Ministérios da Saúde e da Educação, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
