Sesau promove acolhimento de profissionais intercambistas do Programa Mais Médicos em Arapiraca
Evento busca receber os médicos e integrá-los com as gestões municipais beneficiadas
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu o acolhimento de 14 médicos intercambistas que fazem parte do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB), instituído pelo Governo Federal. A ação foi realizada presencialmente, na quinta-feira (15), em Arapiraca, tendo em vista que os profissionais irão atender a população de municípios da II Macrorregião de Saúde de Alagoas.
Na ocasião, foram apresentados dados epidemiológicos e características da II Macrorregião de Saúde, além de normas do programa e a cobertura de Atenção Primária nos municípios. A iniciativa faz parte da segunda etapa formativa do Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAV) do PMMB e busca receber os médicos de forma acolhedora, e integrá-los com as gestões municipais.
A superintendente de Atenção Primária e Ações Estratégicas da Sesau, Karine Omena, destaca que o momento foi muito importante para os novos profissionais. “É uma etapa obrigatória para todos os médicos com registro no exterior. O momento proporcionou uma integração entre os médicos e as gestões, assim como esclareceu sobre a formação pedagógica que faz parte do programa”, disse.
Conforme define o Ministério da Saúde (MS), médico intercambista é aquele que, independentemente da nacionalidade brasileira ou estrangeira, tem registro profissional no exterior. Para atuar no Mais Médicos, os profissionais devem seguir algumas regras e procedimentos especificamente relacionados à sua condição no país.
O MAAV dos médicos intercambistas é uma etapa obrigatória para todos os médicos com registro no exterior e parte da carga horária é realizada no Estado que o profissional irá atuar. O evento tem duração de três dias. O primeiro foi realizado de forma presencial e virtual nos demais dias, totalizando uma carga horária de 20 horas para os participantes.
O evento presencial foi realizado na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Arapiraca e contou com a participação de representantes da Sesau, das gestões municipais, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), da Coordenação Estadual do Programa Mais Médicos, dos Ministérios da Saúde e da Educação, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
