Advogada explica funcionamento da rede de apoio à mulher vítima de violência em Arapiraca
Paula Tainá falou sobre a importância de levar informação às mulheres sobre seus direitos
Em alusão ao Agosto Lilás, campanha de combate a violência contra a mulher, o Programa Antena Manhã desta terça-feira (20) entrevistou a advogada Paula Tainá do Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAMSV) da Prefeitura de Arapiraca.
A advogada falou sobre a importância do CRAMSV, instituição ligada à Secretaria Municipal da Mulher, que atende mulheres em situação de violência, seja ela física, psicológica, moral, patrimonial e sexual. Os atendimentos são prestados por meio de uma equipe de multiprofissionais, que inclui assistente social, psicóloga e advogada.
"Tem meses que a demanda do CRAMSV é maior que em outros. Por isso enfatizamos que mesmo quando a demanda é menor, precisamos encorajar as mulheres a procurarem seus direitos e a romperem vínculo com o agressor. É importante batermos nessa tecla, falarmos sobre a rede de apoio, para que a mulher tome conhecimento de seus direitos", declarou.
Paula Tainá compara a violência de gênero a uma pandemia, porque mesmo com informações disseminadas sobre os direitos, a rede de proteção às mulheres vítimas de violência e sobre a punição para os agressores, o número de vítimas ainda continua a crescer.
"Infelizmente ainda vivemos uma sociedade patriarcal. A cultura que prevalece é a do domínio do poder do homem sobre a mulher", explica.
Por conta disso, ela analisa que ações como as realizadas durante a campanha do Agosto Lilás em Arapiraca, que levou palestras educativas para empresas e unidades de saúde, são importantes para ajudarem as vítimas a quebrarem o círculo de violência.
"Muitos homens acham que quando não estão mais na companhia daquela mulher, ela não pode se envolver com mais nenhum outro homem e, mesmo que ela não queira seguir com um outro relacionamento, eles acham que tem esse poder de ceifar a vida dessa mulher. O machismo ainda predomina", ressaltou.
*estagiária sob a supervisão da redação
Últimas notícias
Foragido da Justiça por homicídio é preso conduzindo carro clonado em Rio Largo
Polícia apreende carga de 500 mil cigarros contrabandeados no município de Rio Largo
Tio não aceita relacionamento de sobrinha e ameaça casal com arma em Arapiraca
PRF apreende cerca de R$ 100 mil em iPhones sem nota fiscal em São Miguel dos Campos
Ex-marido é preso após perseguir mulher armado com faca em Arapiraca
Jovem é detido em flagrante com crack no município de Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
