Família acredita que morte de vereador de Olho d'Água Grande não teve motivação política
Sogro da vítima, que conversou com o 7Segundos, disse que Nando tinha boas relações políticas
A família do vereador José Erlânio Firmiano, o Nando da Ponta da Serra, assassinado na tarde de quinta (22) na zona rural de Olho d'Água Grande, não acredita que o crime tenha motivação política.
O ex-vereador José Manoel Borges, conhecido como Zé Branco, que é sogro da vítima conversou com o 7Segundos e afirmou que Nando mantinha boas relações políticas na cidade. Segundo ele, apesar de Nando ter saído da base aliada da prefeita dra. Tereza Cavalcante (Republicanos), mantinha um bom relacionamento com o grupo da situação não tinha desavenças no meio político.
Nando, que estava em seu primeiro mandato como vereador, chegou a anunciar pré-candidatura à reeleição pelo PSB, mas desistiu antes de registrar candidatura por orientação do jurídico do partido, devido dificuldade que o parlamentar teria para obter uma das certidões exigidas pela Justiça Eleitoral.
O vereador então concordou em colocar a companheira, Valdicleia dos Santos Borges, para disputar no lugar dele e reforçar o percentual feminino na chapa proporcional do PSB, que conta também com a participação do pai dela, Zé Branco, na disputa.
Valdicleia, que desta vez disputa a Câmara com o apelido de Cleinha do Nando, já exerceu um mandato como vereadora, entre 2009 e 2012.
Entenda o caso
Nando tinha 44 anos, quatro filhos com idades entre 9 e 18 anos, era natural de Porto Real do Colégio e exercia o primeiro mandato como vereador em Olho d'Água Grande. Oriundo de uma família de agricultores, vivia e tinha como reduto eleitoral a comunidade Ponta da Serra, e em sua atuação como vereador defendia pautas ligadas ao desenvolvimento rural.
Na quinta-feira (22), ele alertou alguns moradores da comunidade sobre um motociclista desconhecido que estava circulando pela região. Ele considerou a atitude suspeita porque o veículo estava com a placa coberta e o condutor usava capacete, prática pouco comum na região e que impedia que o motociclista fosse reconhecido.
No início da tarde foi acompanhar o serviço de terraplanagem da prefeitura na estrada de terra que liga a comunidade rural à zona urbana do município. Ele estava dentro da cabine, junto com o operador, passando nas proximidades do povoado Malícia, quando o motociclista desconhecido se aproximou e efetuou disparos de arma de fogo na direção deles.
O operador da máquina se feriu, mas conseguiu fugir do local e está internado. Já Nando teria entrado em luta corporal com o assassino, que efetuou mais disparos e matou o vereador.
Testemunhas viram o assassino fugindo de motocicleta e informaram que ele estaria muito machucado.
A Delegacia-Geral informou que o inquérito policial será tratado como prioridade e determinou que a Diretoria de Inteligência (Dinpol) forneça o apoio necessário nas investigações, que serão conduzidas pelo delegado Edberg Oliveira.
Últimas notícias
Tiros atingem casal em motocicleta em Igaci; mulher morre e suspeito é preso
Assembleia de Deus de Arapiraca lança projeto de grande templo para 4 mil pessoas
Homem fica ferido após acidente com moto em trecho da AL-220 em Arapiraca
Maceió celebra virada do ano com programação do Réveillon de Todos Nós
Bell Marques comanda arrastão na orla marítima no primeiro dia do ano em Maceió
Maceió não registra acidentes fatais por eventos climatológicos em 2025
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
