Arapiraca: MP de Alagoas e de Contas se reúnem para apresentar painel transparência de festejos
Objetivo é que população tome ciência, de forma mais clara e intuitiva, dos valores investidos

Os gastos usando recursos públicos para a realização de festividades nos municípios alagoanos têm sido, frequentemente, tema de discussões que provocaram iniciativas dos órgãos fiscalizadores. Na última segunda-feira (9), o Ministério Público de Alagoas (MPAL), por meio do Núcleo de Defesa do Patrimônio (Nudepat) e o MP de Contas reuniram representantes do Poder Executivo de Arapiraca para apresentação do Painel Transparência dos Festejos Alagoanos.
O Município realizará a alimentação da ferramenta permitindo que a população tome ciência, de forma mais clara e intuitiva, dos valores investidos.
Esse não é o primeiro encontro para a apresentação do painel. No dia 12 de agosto deste ano, na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), a Procuradoria-Geral de Justiça, o Nudepat, Tribunal de Contas do Estado e o MP de Contas fizeram a mesma apresentação para representatividade dos 102 municípios alagoanos.
“O painel é uma ferramenta essencial que permitirá maior transparência sobre contratações de artistas e realização de eventos em nosso estado. Ele privilegiará um melhor controle preventivo, pois com o acesso à informação torna-se possível controlar os gastos, evitar superfaturamentos e ter um maior controle, inclusive social, em relação aos eventos que sempre acontecem em todo Estado de Alagoas”, explica o promotor de Justiça do Nudepat, Bruno Baptista.
A Prefeitura de Arapiraca foi convocada para uma reunião à parte por se tratar de um dos maiores municípios de Alagoas e, evidentemente, com probabilidade de maior aporte de recursos públicos para tal finalidade.
“Essa reunião se deu pela natural importância que representam para o Estado. Seja pela capacidade financeira, seja pelo volume de eventos que realizam e o aporte de recursos em tais eventos”, reforça o promotor.
Além da apresentação do painel, durante a reunião foi solicitado pelos ministérios Público de Alagoas e de Contas que a Prefeitura indique representantes para a devida alimentação da ferramenta.
No entanto, para evitar expectativas antecipadas, vale ressaltar que ainda está em fase de alimentação de dados para posteriormente ser lançada com acesso ao público em geral.
Últimas notícias

Julgamento de motorista que dirigiu bêbado e matou uma pessoa em Pilar será nesta quarta-feira

STF valida delação de Mauro Cid; julgamento será retomado nesta quarta (26)

Primeira remessa com 80 mil doses de vacina contra a Influenza chega em Alagoas

Paulo Dantas lança Planta Alagoas 2025 com meta de distribuir 650 toneladas de sementes

Prefeitura lança edital de convocação para novos membros do Clube Eclipse de Astronomia e Ciências Afins

Corpo de jovem de 18 anos que desapareceu após canoa virar em açude no Sertão é resgatado pelos Bombeiros
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
