Arapiraca: MP de Alagoas e de Contas se reúnem para apresentar painel transparência de festejos
Objetivo é que população tome ciência, de forma mais clara e intuitiva, dos valores investidos
Os gastos usando recursos públicos para a realização de festividades nos municípios alagoanos têm sido, frequentemente, tema de discussões que provocaram iniciativas dos órgãos fiscalizadores. Na última segunda-feira (9), o Ministério Público de Alagoas (MPAL), por meio do Núcleo de Defesa do Patrimônio (Nudepat) e o MP de Contas reuniram representantes do Poder Executivo de Arapiraca para apresentação do Painel Transparência dos Festejos Alagoanos.
O Município realizará a alimentação da ferramenta permitindo que a população tome ciência, de forma mais clara e intuitiva, dos valores investidos.
Esse não é o primeiro encontro para a apresentação do painel. No dia 12 de agosto deste ano, na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), a Procuradoria-Geral de Justiça, o Nudepat, Tribunal de Contas do Estado e o MP de Contas fizeram a mesma apresentação para representatividade dos 102 municípios alagoanos.
“O painel é uma ferramenta essencial que permitirá maior transparência sobre contratações de artistas e realização de eventos em nosso estado. Ele privilegiará um melhor controle preventivo, pois com o acesso à informação torna-se possível controlar os gastos, evitar superfaturamentos e ter um maior controle, inclusive social, em relação aos eventos que sempre acontecem em todo Estado de Alagoas”, explica o promotor de Justiça do Nudepat, Bruno Baptista.
A Prefeitura de Arapiraca foi convocada para uma reunião à parte por se tratar de um dos maiores municípios de Alagoas e, evidentemente, com probabilidade de maior aporte de recursos públicos para tal finalidade.
“Essa reunião se deu pela natural importância que representam para o Estado. Seja pela capacidade financeira, seja pelo volume de eventos que realizam e o aporte de recursos em tais eventos”, reforça o promotor.
Além da apresentação do painel, durante a reunião foi solicitado pelos ministérios Público de Alagoas e de Contas que a Prefeitura indique representantes para a devida alimentação da ferramenta.
No entanto, para evitar expectativas antecipadas, vale ressaltar que ainda está em fase de alimentação de dados para posteriormente ser lançada com acesso ao público em geral.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
