Ufal Arapiraca completa 18 anos de existência e dá passos rumo à emancipação do campus
Criação da Universidade Federal do Agreste Alagoano recebe apoio da cúpula e da comunidade acadêmica

A emancipação do campus e a criação da Universidade Federal do Agreste Alagoano foi a tônica das comemorações dos 18 anos da Ufal Arapiraca. Na solenidade ocorrida na manhã desta quinta (12), o prefeito Luciano Barbosa (MDB) e o deputado federal Daniel Barbosa (MDB), que está à frente das negociações com o MEC, falaram sobre a iniciativa que conta com o apoio da direção da Ufal e da comunidade acadêmica.
Como membro da Comissão de Educação da Câmara Federal, Daniel Barbosa afirma que o campus possui os requisitos necessários para se tornar independente.
"É uma iniciativa de extrema importância para a economia da região e nós já demos o primeiro passo. Já conversamos com o MEC junto e estou apresentando requerimento para discutir a emancipação do campus. A Universidade do Agreste de Pernambuco, em Garanhus, por exemplo, foi emancipada há pouco tempo e nosso campus possui as mesmas características para ser emancipado também. Essa discussão tem todo o apoio do reitor Tonholo, dos professores e também dos alunos, que se mobilizaram de tal forma que me surpreendeu. Estamos caminhando em direção para termos, de fato, a Universidade Federal do Agreste Alagoano aqui em Arapiraca", declarou.
O prefeito Luciano Barbosa, que faz parte da história da Ufal em Arapiraca, relembrou o lançamento do programa de interiorização das universidades feito pelo presidente Lula (PT) em seu segundo mandato, quando ambos assinaram contrato e lançaram a pedra fundamental do campus.
"Eu tenho uma história com a Ufal muito forte e estou muito feliz com tudo que foi conquistado nestes 18 anos. Claro que ainda falta muita coisa, como as bandeiras levantadas pelo deputado Daniel Barbosa, que é a de conquistar a autonomia do campus e também o Hospital Universitário. Como já temos o curso de medicina, devemos ter o hospital universitário, que vai complementar os serviços de alta complexidade para todo o interior de Alagoas", ressaltou.
A cerimônia foi conduzida pela vice-reitora Eliane Cavalcanti, que representou o reitor Joesaldo Tonholo, junto com o diretor do campus de Arapiraca, professor Arnaldo Tenório, que explicou o porquê de a iniciativa de buscar a autonomia do campus conta com o apoio da cúpula da Ufal.
"O processo de emancipação do campus hoje é visto como imprescindível para os alunos e para a cidade. É também positivo para a própria Ufal porque fica difícil administrar essa estrutura de hoje, que conta com outros três campus, além de ser muito importante para Arapiraca e região, porque vai trazer mais progresso, mais cursos, mais alunos e um Hospital Universitário. Essa parceria com a prefeitura e com o deputado é fundamental para que a universidade se fortaleça cada vez mais e, emancipada, atinja o objetivo de mudar mais vidas, como temos conseguido nestes últimos 18 anos", disse.
O campus da Ufal em Arapiraca foi inaugurado em 16 de setembro de 2006, com 11 cursos em Arapiraca, cinco em Palmeira dos Índios, Penedo e Viçosa. Ao longo dos 18 anos de existência incluiu novos cursos, como o de medicina, e já formou mais de 12,5 mil profissionais.
Últimas notícias

Crianças com deficiência seguem enfrentando obstáculos para acesso a tratamentos pelos planos de saúde

Pai de bebê sequestrada em Novo Lino lamenta desaparecimento da filha

Homens incendeiam ônibus no conjunto Carminha, no Benedito Bentes, em Maceió

Rogério Siqueira é reeleito por unanimidade para representar a Série D na Comissão Nacional de Clubes

Banda Fascínio grava novo DVD em Paripueira com grandes nomes do forró

Homem é espancado até a morte por supostas acusações de abuso sexual no Vergel do Lago, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
