Ufal Arapiraca completa 18 anos de existência e dá passos rumo à emancipação do campus
Criação da Universidade Federal do Agreste Alagoano recebe apoio da cúpula e da comunidade acadêmica

A emancipação do campus e a criação da Universidade Federal do Agreste Alagoano foi a tônica das comemorações dos 18 anos da Ufal Arapiraca. Na solenidade ocorrida na manhã desta quinta (12), o prefeito Luciano Barbosa (MDB) e o deputado federal Daniel Barbosa (MDB), que está à frente das negociações com o MEC, falaram sobre a iniciativa que conta com o apoio da direção da Ufal e da comunidade acadêmica.
Como membro da Comissão de Educação da Câmara Federal, Daniel Barbosa afirma que o campus possui os requisitos necessários para se tornar independente.
"É uma iniciativa de extrema importância para a economia da região e nós já demos o primeiro passo. Já conversamos com o MEC junto e estou apresentando requerimento para discutir a emancipação do campus. A Universidade do Agreste de Pernambuco, em Garanhus, por exemplo, foi emancipada há pouco tempo e nosso campus possui as mesmas características para ser emancipado também. Essa discussão tem todo o apoio do reitor Tonholo, dos professores e também dos alunos, que se mobilizaram de tal forma que me surpreendeu. Estamos caminhando em direção para termos, de fato, a Universidade Federal do Agreste Alagoano aqui em Arapiraca", declarou.
O prefeito Luciano Barbosa, que faz parte da história da Ufal em Arapiraca, relembrou o lançamento do programa de interiorização das universidades feito pelo presidente Lula (PT) em seu segundo mandato, quando ambos assinaram contrato e lançaram a pedra fundamental do campus.
"Eu tenho uma história com a Ufal muito forte e estou muito feliz com tudo que foi conquistado nestes 18 anos. Claro que ainda falta muita coisa, como as bandeiras levantadas pelo deputado Daniel Barbosa, que é a de conquistar a autonomia do campus e também o Hospital Universitário. Como já temos o curso de medicina, devemos ter o hospital universitário, que vai complementar os serviços de alta complexidade para todo o interior de Alagoas", ressaltou.
A cerimônia foi conduzida pela vice-reitora Eliane Cavalcanti, que representou o reitor Joesaldo Tonholo, junto com o diretor do campus de Arapiraca, professor Arnaldo Tenório, que explicou o porquê de a iniciativa de buscar a autonomia do campus conta com o apoio da cúpula da Ufal.
"O processo de emancipação do campus hoje é visto como imprescindível para os alunos e para a cidade. É também positivo para a própria Ufal porque fica difícil administrar essa estrutura de hoje, que conta com outros três campus, além de ser muito importante para Arapiraca e região, porque vai trazer mais progresso, mais cursos, mais alunos e um Hospital Universitário. Essa parceria com a prefeitura e com o deputado é fundamental para que a universidade se fortaleça cada vez mais e, emancipada, atinja o objetivo de mudar mais vidas, como temos conseguido nestes últimos 18 anos", disse.
O campus da Ufal em Arapiraca foi inaugurado em 16 de setembro de 2006, com 11 cursos em Arapiraca, cinco em Palmeira dos Índios, Penedo e Viçosa. Ao longo dos 18 anos de existência incluiu novos cursos, como o de medicina, e já formou mais de 12,5 mil profissionais.
Últimas notícias

Em derrota para governo, Câmara retira de pauta MP que renderia R$ 17 bi

Hamas confirma que chegou a acordo com Israel para encerrar guerra em Gaza

Comerciantes do Mercado da Produção protestam após risco de corte de energia em Maceió

PF investiga possível ligação de crime organizado com crise do metanol

Ronda do Bairro recupera moto roubada em área de mata no Benedito Bentes em Maceió

Maribondo inicia nova fase: pré-inscrições abertas para o Programa Geração Futuro
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
