Turismo

[Vídeo] Além da rota da cachaça, roteiro por aldeias indígenas é aposta para turismo no Agreste

Associação Instância do Agreste está divulgando as potencialidades da região na área cultural e gastronômica

Por 7Segundos 24/09/2024 17h05 - Atualizado em 24/09/2024 18h06
[Vídeo] Além da rota da cachaça, roteiro por aldeias indígenas é aposta para turismo no Agreste
Evânia Albuquerque, presidente da associação Instância do Agreste - Foto: Reprodução/Rede Antena 7

O programa Antena Manhã, da Rede Antena 7, pertencente ao grupo 7Segundos de comunicação e apresentado pelo jornalista Warner Filho, , entrevistou nesta terça-feira (24), Evânia Albuquerque, presidente da associação Instância do Agreste, fundada com o objetivo de criar novos projetos que possam desenvolver a economia local, dando ênfase ao turismo histórico, e cultural.

A associação é formada pelo trade turístico local em 9 municípios do Agreste alagoano e conta com o apoio e participação dos poderes público e privado, além da sociedade civil.

O objetivo é proporcionar aos alagoanos e visitantes, um conhecimento mais amplo sobre as coisas, produtos e lugares da terra em regiões mais distantes das praias, cânions e rios.

Junto com o Sebrae, a Instância do Agreste começou a fazer um estudo para mapear e conhecer os potenciais da região, incluindo os sabores, a cultura, a tradição, o artesanato, a fé, o ecoturismo, o turismo étnico com ênfase no turismo indígena.

A partir daí, foi construída uma rota que envolvesse os municípios e esses potenciais. Diante disso, surgiu a ideia de visitar os engenhos de produção de cachaça para saber se esses lugares estavam prontos para receber turistas aqui da região ou de outros regiões e estados, comentou Evânia.

Um dos projetos já em andamento, criado pela Instância do Agreste é o da Rota da Cachaça, formada por engenhos localizados nos municípios de Arapiraca, São Sebastião, Campo Alegre, Junqueiro e Teotônio Vilela.

Na entrevista, Evânia contou que o mapeamento da Roda da Cachaça começou a ser feito em 2021 junto com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

"Dentro da perspectiva de que o Agreste é um produto turístico e que poderia oferecer esse produto para Alagoas e para todo o Brasil e até internacionalmente, criamos a rota da cachaça", disse.

Além da Rota da Cachaça, a Instância do Agreste irá lançar também a Rota Indígena. O lançamento está marcado para o dia 13 de novembro de 2024, na aldeia indígena Mata da Cafurna, que fica na Serra do Goití, zona rural de Palmeira dos Índios, local habitado por indígenas das etnia Xucuru-Kariri.

Em princípio, a Rota Indígena também vai englobar o município de São Sebastião, localizado também no Agreste de Alagoas. O objetivo é fazer com os visitantes possa conhecer melhor as tradições indígenas, mantendo contato direto com a população local e podendo degustar a culinária local e conhecer o artesanato e os costumes indígenas, movimentando também a economia da localidade.

Assista a entrevista completa na Rede Antena7 com a presidente da associação Instância do Agreste, Evânia Albuquerque, logo abaixo: