Extensionistas da Emater apresentam casos de sucesso em seminário de avaliação em Arapiraca
O trabalho dos extensionistas da Emater faz a diferença para agricultores familiares de Alagoas
O Instituto para o Desenvolvimento Rural e Sustentável de Alagoas (Emater) realizou nessa sexta-feira (11), no Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o VII Seminário de Avaliação das Bolsas de Extensão Tecnológica. No evento, os técnicos extensionistas – bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) – apresentaram os casos de destaque das atividades desempenhadas no último ano.
Através desses técnicos, a Emater realiza cerca de 23 mil atendimentos por ano aos agricultores familiares do estado, dando assistência técnica e trabalhando diretamente no campo.

Um dos trabalhos apresentados no seminário foi o da extensionista Dayane Marques, que falou sobre Desenvolvimento de Organização Social em Santana do Ipanema, na Associação dos Agricultores Familiares do município, localizado na Regional Médio Sertão.
Com o trabalho, foi possível aumentar o número de sócios com cadastro de Organização de Controle Social (OCS), selo de produção orgânica que garante ao produtor maiores possibilidades de comercialização. Com isso, eles ficaram aptos a fornecer cerca de 110 toneladas de hortaliças, frutas, tubérculos e bolos para iniciativas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
“Contribuir com a Associação dos Agricultores Familiares de Santana do Ipanema é muito gratificante, uma vez que são homens e mulheres que dedicam sua vida ao campo e ao aperfeiçoamento de suas práticas, seja melhorando seu solo, sua forma de plantar, de criar, ou beneficiando e reaproveitando produtos da agricultura familiar”, pontua Dayane.
O trabalho desenvolvido pela Emater possibilita levar para a agricultura familiar novas tecnologias e soluções para os desafios enfrentados no campo. São cerca de 70 bolsistas divididos em 7 regionais: Metropolitana, Alto Sertão, Médio Sertão, Grande Mata Alagoana, Baixo São Francisco, Agreste I e Agreste I.
“Não é possível falar da agricultura familiar em Alagoas sem a extensão rural. Nós temos desenvolvido esse trabalho ao longo dos últimos 10 anos. O seminário e o encerramento de um ciclo e, certamente, a abertura de um novo”, pontua Moisés Leandro, diretor-presidente da Emater.

Moisés e o professor Fábio Guedes, presidente da Fapeal, ressaltaram ainda que um novo convênio já está sendo articulado, com a renovação das atuais e a ampliação em mais 70 bolsas.
"As bolsas de extensão tecnológica da Emater são conhecimento técnico adquirido para beneficiar os pequenos agricultores alagoanos", destaca o professor Fábio.
A secretária de Agricultura, Aline Rodrigues, ressalta o papel que os ténicos e extensionistas têm na inclusão produtiva, ajudando os agricultores a explorar novas técnicas de produção, além de facilitar o entendimento de processos produtivos mais organizados.
"Foi muito gratificante participar deste seminário de avaliação e ver de perto o quanto os profissionais da Emater Alagoas se dedicam para que a agricultura familiar se desenvolva cada vez mais e continue dando bons resultados no campo. O governo Paulo Dantas está fortalecendo a assistência técnica e extensão rural, levando profissionais qualificados para ajudar o produtor familiar a produzir com mais qualidade", reforça a gestora da Seagri.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
