Extensionistas da Emater apresentam casos de sucesso em seminário de avaliação em Arapiraca
O trabalho dos extensionistas da Emater faz a diferença para agricultores familiares de Alagoas
O Instituto para o Desenvolvimento Rural e Sustentável de Alagoas (Emater) realizou nessa sexta-feira (11), no Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o VII Seminário de Avaliação das Bolsas de Extensão Tecnológica. No evento, os técnicos extensionistas – bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) – apresentaram os casos de destaque das atividades desempenhadas no último ano.
Através desses técnicos, a Emater realiza cerca de 23 mil atendimentos por ano aos agricultores familiares do estado, dando assistência técnica e trabalhando diretamente no campo.

Um dos trabalhos apresentados no seminário foi o da extensionista Dayane Marques, que falou sobre Desenvolvimento de Organização Social em Santana do Ipanema, na Associação dos Agricultores Familiares do município, localizado na Regional Médio Sertão.
Com o trabalho, foi possível aumentar o número de sócios com cadastro de Organização de Controle Social (OCS), selo de produção orgânica que garante ao produtor maiores possibilidades de comercialização. Com isso, eles ficaram aptos a fornecer cerca de 110 toneladas de hortaliças, frutas, tubérculos e bolos para iniciativas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
“Contribuir com a Associação dos Agricultores Familiares de Santana do Ipanema é muito gratificante, uma vez que são homens e mulheres que dedicam sua vida ao campo e ao aperfeiçoamento de suas práticas, seja melhorando seu solo, sua forma de plantar, de criar, ou beneficiando e reaproveitando produtos da agricultura familiar”, pontua Dayane.
O trabalho desenvolvido pela Emater possibilita levar para a agricultura familiar novas tecnologias e soluções para os desafios enfrentados no campo. São cerca de 70 bolsistas divididos em 7 regionais: Metropolitana, Alto Sertão, Médio Sertão, Grande Mata Alagoana, Baixo São Francisco, Agreste I e Agreste I.
“Não é possível falar da agricultura familiar em Alagoas sem a extensão rural. Nós temos desenvolvido esse trabalho ao longo dos últimos 10 anos. O seminário e o encerramento de um ciclo e, certamente, a abertura de um novo”, pontua Moisés Leandro, diretor-presidente da Emater.

Moisés e o professor Fábio Guedes, presidente da Fapeal, ressaltaram ainda que um novo convênio já está sendo articulado, com a renovação das atuais e a ampliação em mais 70 bolsas.
"As bolsas de extensão tecnológica da Emater são conhecimento técnico adquirido para beneficiar os pequenos agricultores alagoanos", destaca o professor Fábio.
A secretária de Agricultura, Aline Rodrigues, ressalta o papel que os ténicos e extensionistas têm na inclusão produtiva, ajudando os agricultores a explorar novas técnicas de produção, além de facilitar o entendimento de processos produtivos mais organizados.
"Foi muito gratificante participar deste seminário de avaliação e ver de perto o quanto os profissionais da Emater Alagoas se dedicam para que a agricultura familiar se desenvolva cada vez mais e continue dando bons resultados no campo. O governo Paulo Dantas está fortalecendo a assistência técnica e extensão rural, levando profissionais qualificados para ajudar o produtor familiar a produzir com mais qualidade", reforça a gestora da Seagri.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
