Comunidade indígena Jeripankó, do Sertão de AL, participa de oficina para implantação de esgotamento sanitário
Projeto deve beneficiar 204 propriedades rurais da comunidade indígena Jeripankó

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, através da empresa W2 Engenharia, realizou a primeira oficina com os beneficiários do projeto de soluções individuais de esgotamento sanitário que vai beneficiar 204 propriedades rurais da comunidade indígena Jeripankó, no município de Pariconha, Alto Sertão de Alagoas. A reunião foi realizada no último sábado (11).
Mesmo vivendo há poucos quilômetros da sede do município, a comunidade ainda convive com a ausência de serviços básicos, como o saneamento que, quando existente, promove saúde e garante melhor qualidade de vida às populações, além de proteger o solo, os mananciais subterrâneos e os rios.
Na comunidade indígena serão construídos sistemas unifamiliares para o tratamento de esgoto sanitário. Cada sistema será feito de acordo com as características de cada cadastro, podendo ser do tipo tanque de evapotranspiração (TEVAP), Biodigestor ou o Círculo de bananeira para o tratamento das águas cinzas provenientes das pias, tanques e chuveiros. As tecnologias aplicadas são de médio a baixo custo e seguem o princípio da sustentabilidade, sendo ambientalmente correta e socialmente acessível.
As famílias indígenas Jeripankó beneficiadas são das aldeias Figueiredo, Araticum, Poço da Areia e Serra do Engenho. O objetivo do CBHSF com as obras é promover o cumprimento adequado da etapa de esgotamento sanitário, permitindo uma expansão orgânica dasestruturas, conforme a demanda.

Comunidade indígena Jeripankó durante explanação sobre os benefícios do serviço. Foto: W2 Engenharia
Os sistemas são concebidos levando em conta a população de cada propriedade a ser atendida, o uso e ocupação do solo, as atividades econômicas locais e a legislação ambiental vigente, promovendo a recuperação de recursos, como água e nutrientes, como uma oportunidade para desenvolvimento local. Dessa forma, os sistemas de saneamento se tornam mais viáveis e atrativos, especialmente diante da perspectiva de escassez hídrica.
O coordenador da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, Cláudio Ademar, lembra que a ação faz parte do esforço do Comitê em promover a conservação dos corpos hídricos.
“Ainda precisamos avançar muito no quesito saneamento, principalmente nas áreas rurais. Para se ter ideia, atualmente apenas 12 dos 505 municípios da bacia do São Francisco são 100% saneados, então estamos falando de uma carga absurda de esgoto sem tratamento que vai para o rio todos os dias. E nas áreas rurais o problema é ainda maior, portanto o objetivo dessas obras é mostrar que é possível tratar o esgoto em área rural com tecnologias acessíveis e de baixo custo, que ainda podem ser expandidos de acordo com a demanda da família”.
A ação ainda visa a sustentabilidade dos processos com a redução do consumo de insumos externos e de energia, mitigação dos impactos relativos à operação do sistema, e propicia o aproveitamento de recursos locais. Ao todo serão investidos R$ 4.001.000,00, recursos estes oriundos da cobrança pelo uso da água bruta na bacia do São Francisco.
A empresa W2 Engenharia, contratada pelo CBHSF através da Agência Peixe Vivo, tem o prazo de 12 meses para execução dos serviços.
Últimas notícias
Sesau assegura transferência de bebê cardiopata para Recife

"É nítida a intenção de agredir", diz Leonam sobre advogado acusado de agredir namorada

Corpo de Ana Beatriz é liberado para sepultamento em Novo Lino

Polícia Civil prende acusado de ameaçar ex-companheira e descumprir medida protetiva

Caso Ana Beatriz: mãe de bebê será mantida em cela isolada por segurança

HGE registra mais de 500 atendimentos a vítimas de acidentes de moto no primeiro trimestre
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
