Brasil

Quem é cantor de 16 anos que viralizou no TikTok com 'funk raiz' inspirado em MC Daleste

Ele diz que 'tudo se alinhou para dar certo'. Cantor é seguido por Xamã, fará parceria com Mr. Beast e teve sua voz crua ouvida em set do festival Tomorrowland.

Por 7segundos com G1 16/10/2024 16h04
Quem é  cantor de 16 anos que viralizou no TikTok com 'funk raiz' inspirado em MC Daleste
Cantor MC Menor JP - Foto: Reprodução

Em setembro de 2024, o jovem paulista João Pedro Silva Coutinho, ou MC Menor JP, publicou um vídeo cantando uma música feita a partir de "Mina de Vermelho", do MC Daleste - funkeiro precursor do estilo ostentação. Depois de posts sem muitas visualizações, ele torcia muito para que este fosse finalmente o sucesso que ele precisava. “Eu botei uma fé, falei: ‘Nossa, Deus, por favor me ajuda nessa’”, conta ele.

Menos de um mês depois, Menor hoje tem vídeos com até 50 milhões de visualizações. Ele é seguido por artistas como Xamã e o porto-riquenho Nicky Jam, foi trilha sonora de vídeos virais e já teve sua música tocada na edição brasileira do festival Tomorrowland.

Além disso, Menor embarcou em sua primeira viagem internacional: nesta segunda-feira (14) foi ao Equador para gravar um vídeo com Mr. Beast, o YouTuber com mais inscritos no mundo.

Enquanto se prepara para lançar a versão oficial da música, MC Menor JP ainda tenta entender como conseguiu tanto sucesso em tão pouco tempo.

De Igarapava para o mundo

MC Menor JP tem 16 anos e é natural de Igarapava, no norte do estado de São Paulo. A cidade fica a 85 km de Franca (SP) e tem cerca de 26 mil habitantes, de acordo com o IBGE. “Uma cidade que ninguém viu, agora vai ser reconhecida”, diz o cantor, brincando.

O funkeiro conhecido como “menor” não só é menor de idade, como é o irmão mais novo de quatro filhos. Ele conta que morava com o pai mas, após a morte da mãe, passou a morar com vários membros da família ao longo dos anos. “Estava mudando de casa como se fosse de cueca. É uma ‘pá’ de ‘fita’ que já passei, ainda sendo novo”.

O jovem diz que sempre sonhou, desde novo, em ser cantor. Tinha interesse especialmente no funk ostentação e no chamado “funk consciente”, subgênero mais “sério” e melódico.

Menor conta que nem sua família acreditava que ele se daria bem no funk. “É que eu ainda sou ‘de menor’. E nunca ninguém lá da cidade saiu para fazer um trampo para fora, ou em São Paulo". Mas o jovem mesmo assim vinha tentando estourar. Um dia, se inspirou em MC Daleste, um de seus principais ídolos, para escrever seus próprios versos.

Menor aproveitou a melodia e um trecho dos versos de “Mina de Vermelho (Quem É?)”, sucesso do MC paulista. O hit, que já inspirou "Vermelho", de Gloria Groove, foi a virada de chave na vida de Menor.

Daniel Pellegrini, o MC Daleste, tinha 20 anos quando foi baleado em um palco improvisado em Campinas (SP). Ele era precursor do funk ostentação, sub estilo que mistura a batida do funk carioca com letras sobre carros, motos, óculos, roupas e bebidas. Daleste também causou polêmica ao cantar o estilo "proibidão", com referências a violência, sexo e drogas.

Nos vídeos de "Menina de Vermelho", nome dado à sua versão, Menor não usa nenhum grande recurso ou produção. Ele reproduz a batida do funk batendo palmas, enquanto canta na rua mesmo - o que é comum em videos do "funk raiz". “Eu queria puxar esse funk das antigas de agora para a nova geração, dar uma modernizada”, explica.