Exposição “Duetos – Compartilhar o Fazer Artístico” nesta segunda (21) na Uneal de Arapiraca
A mostra reúne trabalhos de dez artistas plásticos das regiões do Agreste, Planalto da Borborema, Sertão e da região metropolitana de Maceió

A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) vai receber no dia 21 de outubro, a exposição de arte “Duetos – Compartilhar o Fazer Artístico, 2ª Fase”. O evento acontecerá no Campus I, no Laboratório de Biologia e Meio Ambiente (LABIMA), das 9h às 21h, com atividades durante os três turnos.
A mostra reúne trabalhos de dez artistas plásticos das regiões do Agreste, Planalto da Borborema, Sertão e da região metropolitana de Maceió. Idealizada pelo artista plástico Cícero Dário, de Arapiraca, a exposição busca compartilhar o processo criativo e as técnicas envolvidas na produção de cada obra, promovendo uma interação rica e acessível entre arte e público. A atividade é fruto de um projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Uneal.
Antes de chegar à universidade, a exposição foi aberta ao público no Museu Zezito Guedes, em Arapiraca e teve como público-alvo estudantes da rede municipal e visitantes locais. Recentemente, a mostra passou pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL), e agora segue para a Uneal, ampliando o alcance do projeto ao promover a participação de estudantes de escolas públicas, do IFAL e universitários.

Inclusão e acessibilidade no centro da proposta
“Duetos” se destaca por proporcionar uma experiência inclusiva e acessível. As obras incorporam elementos de volumetria, permitindo que o público com deficiência visual possa tocar as telas e sentir as texturas, aproximando-se do processo criativo dos artistas. Durante a visitação, haverá intérpretes de Libras e audiodescrição para garantir a acessibilidade comunicacional.
A presença feminina é um ponto central da exposição, ressaltando a importância das mulheres nas artes plásticas e valorizando o talento das artistas autodidatas que integram o projeto. Com essa iniciativa, busca-se não apenas fortalecer a produção cultural regional, mas também inspirar reflexões sobre a inclusão e o papel transformador da cultura.
Histórico do projeto “Duetos”
O projeto teve início em 2021, com o apoio da Lei Aldir Blanc, e foi realizado na Casa da Cultura de Arapiraca, reunindo artistas do Agreste alagoano. Desde então, “Duetos” tem evoluído, incorporando novos artistas e técnicas, e continua a promover a democratização do acesso à cultura e a valorização da produção artística local.
A comunidade acadêmica e o público em geral estão convidados a participar desta celebração à arte e à diversidade cultural, que pretende inspirar e transformar através do contato com as obras e o diálogo artístico.
Últimas notícias

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
