Exposição “Duetos – Compartilhar o Fazer Artístico” nesta segunda (21) na Uneal de Arapiraca
A mostra reúne trabalhos de dez artistas plásticos das regiões do Agreste, Planalto da Borborema, Sertão e da região metropolitana de Maceió
A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) vai receber no dia 21 de outubro, a exposição de arte “Duetos – Compartilhar o Fazer Artístico, 2ª Fase”. O evento acontecerá no Campus I, no Laboratório de Biologia e Meio Ambiente (LABIMA), das 9h às 21h, com atividades durante os três turnos.
A mostra reúne trabalhos de dez artistas plásticos das regiões do Agreste, Planalto da Borborema, Sertão e da região metropolitana de Maceió. Idealizada pelo artista plástico Cícero Dário, de Arapiraca, a exposição busca compartilhar o processo criativo e as técnicas envolvidas na produção de cada obra, promovendo uma interação rica e acessível entre arte e público. A atividade é fruto de um projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Uneal.
Antes de chegar à universidade, a exposição foi aberta ao público no Museu Zezito Guedes, em Arapiraca e teve como público-alvo estudantes da rede municipal e visitantes locais. Recentemente, a mostra passou pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL), e agora segue para a Uneal, ampliando o alcance do projeto ao promover a participação de estudantes de escolas públicas, do IFAL e universitários.

Inclusão e acessibilidade no centro da proposta
“Duetos” se destaca por proporcionar uma experiência inclusiva e acessível. As obras incorporam elementos de volumetria, permitindo que o público com deficiência visual possa tocar as telas e sentir as texturas, aproximando-se do processo criativo dos artistas. Durante a visitação, haverá intérpretes de Libras e audiodescrição para garantir a acessibilidade comunicacional.
A presença feminina é um ponto central da exposição, ressaltando a importância das mulheres nas artes plásticas e valorizando o talento das artistas autodidatas que integram o projeto. Com essa iniciativa, busca-se não apenas fortalecer a produção cultural regional, mas também inspirar reflexões sobre a inclusão e o papel transformador da cultura.
Histórico do projeto “Duetos”
O projeto teve início em 2021, com o apoio da Lei Aldir Blanc, e foi realizado na Casa da Cultura de Arapiraca, reunindo artistas do Agreste alagoano. Desde então, “Duetos” tem evoluído, incorporando novos artistas e técnicas, e continua a promover a democratização do acesso à cultura e a valorização da produção artística local.
A comunidade acadêmica e o público em geral estão convidados a participar desta celebração à arte e à diversidade cultural, que pretende inspirar e transformar através do contato com as obras e o diálogo artístico.
Últimas notícias
Câmara dos Deputados aprova licença menstrual de até 2 dias
Caso Crislayne: corpo encontrado na Cachoeira do Meirim segue sem identificação
Saiba tudo sobre a Roda Maceió que abre ao público nesta quinta-feira (30)
[Vídeo] Reconhecimento facial identifica acusado de homicídio e porte ilegal no Centro
Disque Denúncia oferece R$ 100 mil por informações sobre Doca, chefe do CV
Saiba quem são os policiais civis mortos em megaoperação contra o Comando Vermelho
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
