FPI dá prazo para regularização da disposição dos resíduos sólidos em fábrica de Igreja Nova
Equipe constatou armazenamento irregular; empresa foi notificada pelo IMA e deve apresentar providências antes da audiência pública
A equipe de Extração Mineral e Resíduos da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do Rio São Francisco, em Alagoas, realizou uma vistoria nesta terça-feira (26), em resposta a uma denúncia da população sobre um lixão localizado atrás de uma fábrica de beneficiamento de arroz no município de Igreja Nova. No entanto, no local o resíduo havia sido removido e coberto, além de haver uma placa recém fixada orientando a não colocação de resíduos no local. A Prefeitura informou não ter conhecimento sobre o responsável pelo descarte.
Durante a inspeção, os técnicos direcionaram a análise para a fábrica vizinha ao antigo lixão, onde identificaram armazenamento irregular de resíduos sólidos. Foram encontrados materiais como ferro, plástico, pedra e madeira acumulados de forma inadequada, além de indícios de que resíduos podem ter sido queimados no interior da área da fábrica, prática proibida pela legislação ambiental.
Diante das irregularidades, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) notificou a empresa para que comprove a adoção de medidas para a destinação adequada dos resíduos sólidos e apresente os respectivos manifestos de transporte. Essas providências devem ser concluídas até a audiência pública da FPI, que será realizada em três dias, no próximo sábado, dia 30, às 9h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação de São Sebastião.
Para o coordenador da equipe de Extração Mineral e Resíduos, Rafael Helvis, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-AL), a ação evidencia a importância do trabalho integrado da FPI. “O armazenamento inadequado de resíduos sólidos gera impactos significativos para o meio ambiente e coloca em risco a qualidade do solo e da água. Nossa missão é garantir que os responsáveis cumpram a legislação ambiental, assegurando a preservação dos recursos naturais e a saúde da população”, afirmou.
A equipe é composta por representantes do Creal-AL, do IMA e do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e segue comprometida com a proteção do Rio São Francisco e seu entorno. O caso será acompanhado e uma nova vistoria será realizada para verificar o cumprimento das normas ambientais pela empresa.
A população pode fazer denúncias de irregularidades e crimes ambientais pelo perfil da FPI do Rio São Francisco em Alagoas (@fpialagoas) no Instragram.
Últimas notícias
Empreendedora transforma desafio familiar em salão de referência em Girau
Polícia Federal indicia 48 investigados por fraudes em descontos no INSS
Marina JHC celebra transformação de paciente atendida pelo Sorriso da Gente
Ex-funcionária é presa suspeita de desviar R$ 43 mil em vale-alimentação
Inmet emite alerta de chuvas intensas para 54 cidades de Alagoas
Motociclista sofre múltiplas fraturas após acidente na Ponte Divaldo Suruagy
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
