FPI dá prazo para regularização da disposição dos resíduos sólidos em fábrica de Igreja Nova
Equipe constatou armazenamento irregular; empresa foi notificada pelo IMA e deve apresentar providências antes da audiência pública
A equipe de Extração Mineral e Resíduos da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do Rio São Francisco, em Alagoas, realizou uma vistoria nesta terça-feira (26), em resposta a uma denúncia da população sobre um lixão localizado atrás de uma fábrica de beneficiamento de arroz no município de Igreja Nova. No entanto, no local o resíduo havia sido removido e coberto, além de haver uma placa recém fixada orientando a não colocação de resíduos no local. A Prefeitura informou não ter conhecimento sobre o responsável pelo descarte.
Durante a inspeção, os técnicos direcionaram a análise para a fábrica vizinha ao antigo lixão, onde identificaram armazenamento irregular de resíduos sólidos. Foram encontrados materiais como ferro, plástico, pedra e madeira acumulados de forma inadequada, além de indícios de que resíduos podem ter sido queimados no interior da área da fábrica, prática proibida pela legislação ambiental.
Diante das irregularidades, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) notificou a empresa para que comprove a adoção de medidas para a destinação adequada dos resíduos sólidos e apresente os respectivos manifestos de transporte. Essas providências devem ser concluídas até a audiência pública da FPI, que será realizada em três dias, no próximo sábado, dia 30, às 9h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação de São Sebastião.
Para o coordenador da equipe de Extração Mineral e Resíduos, Rafael Helvis, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-AL), a ação evidencia a importância do trabalho integrado da FPI. “O armazenamento inadequado de resíduos sólidos gera impactos significativos para o meio ambiente e coloca em risco a qualidade do solo e da água. Nossa missão é garantir que os responsáveis cumpram a legislação ambiental, assegurando a preservação dos recursos naturais e a saúde da população”, afirmou.
A equipe é composta por representantes do Creal-AL, do IMA e do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e segue comprometida com a proteção do Rio São Francisco e seu entorno. O caso será acompanhado e uma nova vistoria será realizada para verificar o cumprimento das normas ambientais pela empresa.
A população pode fazer denúncias de irregularidades e crimes ambientais pelo perfil da FPI do Rio São Francisco em Alagoas (@fpialagoas) no Instragram.
Últimas notícias
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Homem rouba iPhone de cidadão embriagado, vende por R$ 150 e é preso em Arapiraca
Presidente da OpenIA compartilha prompt para extrair o máximo do ChatGPT
Homem quebra o pé direito após agredir a mãe e tentar fugir de apartamento, em Arapiraca
Vanessa Rios, ex-vocalista de Capim com Mel e Kitara, morre aos 42 anos
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
