Mais Água Alagoas: operação descobre esquema de desvio e revenda ilegal de água em Dois Riachos
Investigação revelou uma operação clandestina que desviava volume de água suficiente para abastecer 500 famílias por dia
Em mais uma operação da equipe de Controle de Perdas do Programa Mais Água, viabilizada pelo Governo de Alagoas, a concessionária Águas do Sertão descobriu, na última semana, um esquema sofisticado de furto e comercialização ilegal de água no Sertão de Alagoas. A investigação, iniciada há 15 dias após denúncia anônima, revelou uma operação clandestina que desviava água na cidade de Dois Riachos para revenda ilegal por meio de caminhão-pipa, com um volume suficiente para abastecer mais de 500 famílias diariamente.
Em um terreno aparentemente abandonado, uma cisterna foi construída e utilizada como reservatório para a água furtada por meio de uma ligação clandestina na rede da concessionária. Os criminosos enchiam caminhões com grandes tanques improvisados, apropriando-se do volume de água disponível para a região. Com isso, eles também lucravam com a venda da água às próprias residências que estavam desabastecidas.
De acordo com o secretário de Governo de Alagoas, Vitor Pereira, o resultado da operação é um exemplo de como a parceria do poder público com a iniciativa privada traz benefícios para a população. “Com agilidade, a empresa realizou uma investigação interna para apurar a situação que parecia ser uma falha técnica, e acabou acionando as autoridades, já munidas de provas substanciais do esquema criminoso. Continuaremos trabalhando juntos em prol do abastecimento de água de qualidade e saneamento básico, especial dos alagoanos que mais precisam”, destacou Vitor.
O suspeito, funcionário de uma construtora terceirizada que prestava serviços para a Águas do Sertão, foi identificado e detido pela Polícia Militar. O Ministério Público de Alagoas também foi acionado para auxiliar nas investigações e garantir o devido processo legal.
Segundo a concessionária, as investigações apontam ainda para a existência de outros pontos similares na região, indicando uma operação de ainda maior escala. “Estamos comprometidos em combater qualquer tipo de irregularidade em nosso sistema. A descoberta deste esquema demonstra a importância de nosso Programa de Combate às Perdas e do trabalho constante de nossas equipes em parceria com o Governo de Alagoas”, afirma o gerente de Eficiência Operacional da Águas do Sertão, Heron Lima.
Operação de combate a perdas
Iniciada em maio de 2024, a operação da Águas do Sertão conta com parceria do Governo de Alagoas, que investiu inicialmente R$ 71 milhões, sendo R$ 15 milhões destinados especificamente à Bacia Leiteira. A ação faz parte do programa Mais Água Alagoas, que visa combater o desperdício de água e aprimorar a eficiência do abastecimento em Alagoas, em busca da universalização do serviço.
O contrato de concessão do Governo de Alagoas para a Águas do Sertão estabelece que, até 2027, todos os municípios atendidos pela empresa devam ser 100% abastecidos de água potável, tanto nas áreas urbanas quanto em zonas rurais e povoados.
Últimas notícias
Haddad diz não saber se continuará na Fazenda caso Lula seja reeleito
Tardezinha Cultural: programação do fim de semana tem forró, capoeira e show para crianças
Caio Bebeto convoca população para construção coletiva de projeto que reforça prevenção à saúde no esporte
EUA declara quatro grupos antifascistas europeus como terroristas
ONU reclama de falta de estrutura na COP30 e governo Lula rebate
Chery Fulwin X3L tenta subir escadaria de 999 degraus, mas desempenho decepciona
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
