"Delegado precisa agir rápido para salvar vidas", afirma Fabio Costa sobre violência doméstica
Deputado defende proposta que autoriza delegados a conceder medidas protetivas em situações de urgência

Matérias recentes da imprensa alagoana têm apontado para a recorrência de casos de violência doméstica reforçando a importância de respostas rápidas às vítimas. O Deputado Federal Delegado Fabio Costa, relator do Projeto de Lei nº 2.560/2020, destacou a necessidade de aprimorar os mecanismos de proteção. Sua proposta, aprovada na Comissão de Segurança Pública da Câmara, permite que delegados concedam medidas protetivas de urgência, mesmo em localidades com presença de juízes.
“Violência doméstica é emergência. O delegado precisa agir no momento certo para evitar que o pior aconteça. Não dá para esperar por burocracias ou pela disponibilidade do Judiciário para proteger mulheres que estão na iminência de serem mortas”, afirmou Fabio Costa. Para o Deputado, o projeto preenche lacunas críticas, especialmente em municípios menores, onde a demora na concessão de medidas protetivas pode colocar vidas em risco.
A iniciativa visa alterar a Lei Maria da Penha e já está em análise em outras instâncias legislativas. Costa acredita que, ao garantir legitimidade aos delegados, será possível atender vítimas de forma mais eficaz, reduzindo a exposição ao perigo. “É preciso oferecer um escudo imediato para essas mulheres. Cada minuto conta quando falamos de violência doméstica”, defendeu, inclusive, durante entrevista concedida à TV Câmara.
A proposta surge em um momento de intensificação do debate sobre o papel das forças de segurança no combate à violência contra mulheres. Para Fabio Costa, medidas como essa representam um avanço significativo no compromisso do Estado com a proteção das vítimas e a garantia de uma resposta rápida e eficaz.
Últimas notícias

“Mais do que internação compulsória, precisamos de qualificação e empregos à população em situação de rua”, diz Leonardo Dias

Secretaria de Cultura divulga resultado do edital para pareceristas da Aldir Blanc

Carlos Alberto, comandante do 10º Batalhão de Palmeira fala sobre a morte de adolescente em perseguição policial

Polícia Científica lança campanha contra o assédio moral e sexual entre servidores

Tia Júlia participa de reuniões na AMA e recebe apoio do senador Renan Calheiros para Palmeira

Tia Júlia participa do lançamento da cartilha orientativa para contratação de artistas na AMA
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
