Encontro Estudantil da Rede Pública de Alagoas promove protagonismo juvenil e apresenta diversidade de talentos
Sétima edição do evento reúne ciência, arte, cultura e inovação em uma celebração ao talento dos jovens alagoanos
A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) realiza, esta semana, a sétima edição do Encontro Estudantil da Rede Pública Estadual, um dos maiores eventos educacionais do estado. Com foco no incentivo ao protagonismo juvenil, o Encontro reúne estudantes, educadores e comunidade e celebra a criatividade, o talento e o conhecimento dos jovens, fortalecendo a integração e o reconhecimento de suas capacidades em diversas áreas.
O evento, que acontece ao longo do dia, será marcado por uma intensa programação de atividades: Olimpíada de História de Alagoas (OLHAL); Mostra de Audiovisual, Mostra Alagoana de Astronomia, Festival de Inovação e Criatividade (FIC), Festivais de Dança, Teatro e Música; Mostra de Artes Plásticas; Encontro dos Grêmios (EGREAL);Mostra de Programação e Robótica; Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI);Arena da Cultura Empreendedora; Professor Mentor; Mostra de Fotografia; Sarau Estudantil (SAEREAL) e Prêmios Edvaldo Albuquerque ; Cenira Angélica e Prêmio Personalidades Negras e Indígenas. Todas as atividades acontecem simultaneamente em diversos espaços do Cepa – estaduais Moreira e Silva, Princesa Isabel, Ginásio do CDR, Cecite e 13ª Gerência Especial de Educação – nos dois horários.

Projetos
Alunas da Escola Estadual Lions Clube, de Arapiraca, as estudantes Jarlana e Fernanda, elogiaram a iniciativa. “Estou participando pela primeira vez e a minha impressão é a melhor possível”, comenta Jarlana. “Eu sou artista, faço várias telas e desenhos e é legal ter um espaço como este para apresentar’’ complementa Fernanda, que expôs seus trabalhos na Mostra de Artes Plásticas e Desenho.
Outro destaque do primeiro dia foi a Mostra Alagoana de Astronomia. “Na Mostra, o objetivo é apresentar trabalhos que foram desenvolvidos pelos alunos sob a orientação de professores e que visem o protagonismo de uma pesquisa científica”, revela o coordenador da Mostra, professor Adriano Aubert, coordenador do Observatório Astronômico Genival Leite Lima.

Dentre as escolas expositoras da Mostra de Astronomia estava a Rodriguez de Melo, de Maceió. Por meio do clube de astronomia Scorpius e o projeto “Desvendando o Céu da Lagoa”, coordenado pelo professor Emanuel Cunha, a escola já foi destaque no programa de bolsas de iniciação científica Pibic Jr e premiada na edição 2024 da Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica, evento promovido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Ana Beatriz dos Santos Silva, uma das estudantes expositoras, traz detalhes sobre o projeto. “Nós fazemos astronomia com materiais de baixo custo em escolas e praças. O nosso projeto abrange não só a astronomia, mas também a astrofísica”, informa a estudante.
Últimas notícias
Secretária de Saúde de Maragogi representa o Cosems-AL em reunião sobre o programa “Agora Tem Especialistas”
Megavazamento do Gmail: como saber se seus dados foram vazados
Governo inaugura centro de atendimento a crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência
Zona de guerra: Criminosos usam drones para lançar bombas contra policiais no Rio de Janeiro
Youtuber condenado viralizou com pegadinhas de duplo sentido
Óleo diesel na pista provoca acidentes próximo ao Mercado do Artesanato de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
