Recontagem de votos das eleições municipais em Anadia será realizada nesta segunda-feira
Resultado da recontagem pode diminuir cadeiras na Câmara
Nesta segunda-feira (9), às 14h30, será realizada a recontagem dos votos das eleições de 2024 para vereadores em Anadia, cidade do interior de Alagoas. A cerimônia acontecerá no Cartório Eleitoral da 48ª Zona Eleitoral, em Boca da Mata, e será conduzida pelo juiz Pedro Campanholo Marques, da 76ª Junta Eleitoral.
Representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), dos partidos políticos e de federações foram convidados a acompanhar o processo.
A recontagem foi autorizada após a revisão do resultado da apuração, com possibilidade de alteração no número de cadeiras na Câmara Municipal. O anúncio oficial foi publicado no Diário da Justiça Eletrônico e no mural do Cartório Eleitoral, enquanto a decisão foi emitida no último dia 3.
Inicialmente prevista para o dia 17 de outubro, a recontagem havia sido suspensa por determinação do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL). Na época, o desembargador Guilherme Yendo decidiu que a Junta Eleitoral deveria avaliar as bases jurídicas do procedimento antes de sua execução.
A decisão de revisar o processo eleitoral ocorreu após a identificação de um erro no cálculo do número de vagas para a Câmara Municipal de Anadia. Após as eleições de 2024, foi constatado que o município havia considerado 11 cadeiras para o Legislativo, quando o número correto seria 9.
O equívoco ocorreu devido à utilização de dados antigos do Censo de 2010, que apontava uma população de 17.424 habitantes na cidade. Com base nessa informação, a Câmara Municipal informou à Justiça Eleitoral que seriam necessárias 11 vagas. No entanto, o Censo de 2022 revelou uma redução populacional para 13.966 habitantes. De acordo com o artigo 29 da Constituição Federal, municípios com até 15 mil habitantes podem ter, no máximo, 9 cadeiras na Câmara.
A correção foi comunicada formalmente pela Câmara à 48ª Zona Eleitoral no último dia 8 de dezembro. O juiz Pedro Campanholo Marques encaminhou o caso ao TRE-AL, que determinou a necessidade de recontagem e ajuste do resultado eleitoral.
Caso confirmada a redução do número de vagas, a mudança pode afetar diretamente candidatas como Dra. Daniele Freire (PP), que recebeu 649 votos, e Maura do Biaú (PSB), com 499 votos. Ambas foram eleitas para vagas que agora são consideradas excedentes.
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
