Recontagem de votos das eleições municipais em Anadia será realizada nesta segunda-feira
Resultado da recontagem pode diminuir cadeiras na Câmara

Nesta segunda-feira (9), às 14h30, será realizada a recontagem dos votos das eleições de 2024 para vereadores em Anadia, cidade do interior de Alagoas. A cerimônia acontecerá no Cartório Eleitoral da 48ª Zona Eleitoral, em Boca da Mata, e será conduzida pelo juiz Pedro Campanholo Marques, da 76ª Junta Eleitoral.
Representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), dos partidos políticos e de federações foram convidados a acompanhar o processo.
A recontagem foi autorizada após a revisão do resultado da apuração, com possibilidade de alteração no número de cadeiras na Câmara Municipal. O anúncio oficial foi publicado no Diário da Justiça Eletrônico e no mural do Cartório Eleitoral, enquanto a decisão foi emitida no último dia 3.
Inicialmente prevista para o dia 17 de outubro, a recontagem havia sido suspensa por determinação do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL). Na época, o desembargador Guilherme Yendo decidiu que a Junta Eleitoral deveria avaliar as bases jurídicas do procedimento antes de sua execução.
A decisão de revisar o processo eleitoral ocorreu após a identificação de um erro no cálculo do número de vagas para a Câmara Municipal de Anadia. Após as eleições de 2024, foi constatado que o município havia considerado 11 cadeiras para o Legislativo, quando o número correto seria 9.
O equívoco ocorreu devido à utilização de dados antigos do Censo de 2010, que apontava uma população de 17.424 habitantes na cidade. Com base nessa informação, a Câmara Municipal informou à Justiça Eleitoral que seriam necessárias 11 vagas. No entanto, o Censo de 2022 revelou uma redução populacional para 13.966 habitantes. De acordo com o artigo 29 da Constituição Federal, municípios com até 15 mil habitantes podem ter, no máximo, 9 cadeiras na Câmara.
A correção foi comunicada formalmente pela Câmara à 48ª Zona Eleitoral no último dia 8 de dezembro. O juiz Pedro Campanholo Marques encaminhou o caso ao TRE-AL, que determinou a necessidade de recontagem e ajuste do resultado eleitoral.
Caso confirmada a redução do número de vagas, a mudança pode afetar diretamente candidatas como Dra. Daniele Freire (PP), que recebeu 649 votos, e Maura do Biaú (PSB), com 499 votos. Ambas foram eleitas para vagas que agora são consideradas excedentes.
Últimas notícias

Filiados do PT vão às urnas em Alagoas para escolher novos dirigentes

Bruna Biancardi posta fotos de Mel, sua segunda filha com Neymar: 'Te amamos'

“Xerifa”: ex de Nem da Rocinha é presa após parto em hospital do Rio de Janeiro

Edu Guedes é diagnosticado com câncer no pâncreas e passa por cirurgia

Duas irmãs são baleadas durante invasão a residência em Penedo

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 6,5 milhões
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
