Com entrada franca, documentário sobre Cultura de Arapiraca é exibido no Vila Vinil neste domingo
O evento ocorrerá com entrada gratuita no Vila Vinil, espaço acolhedor conhecido pela diversidade gastronômica e pela valorização da música e das artes locais
Nestes 100 anos, a partir de sua Emancipação Política, a impressão que se tem é que a cidade de Arapiraca está se olhando com mais ênfase agora — tentando entender seus símbolos, seus mestres e mestras, sua cultura, seu presente. O que somos até aqui. Assim, vamos trilhar um futuro mais claro.
Por isso, neste domingo (22), a partir das 19h, será lançado o documentário “Arapiraca Cultural: a jornada continua”, um curta-metragem do designer e diretor arapiraquense Clodoaldo Silva, que entrevistou artistas, professores, pesquisadores, indígenas, músicos e fazedores de cultura para abrir ainda mais esse caminho, com vistas a ampliar o que já sabemos sobre esta cidade-árvore.
O evento ocorrerá com entrada gratuita no Vila Vinil, espaço acolhedor conhecido pela diversidade gastronômica e pela valorização da música e das artes locais, sendo cenário ideal para o lançamento do doc.
Antes e após a exibição deste curta inédito, o público presente poderá aproveitar uma discotecagem superespecial com Iran Silva, da Radiola 3x1, que trará clássicos que marcaram gerações no saudoso e inesquecível Bar do Paulo, celebrando a memória desse marco cultural do Agreste alagoano.
“Esse mote de ‘jornada contínua’ diz respeito ao aspecto de construção de uma identidade que Arapiraca ainda está descobrindo. Agora é que estamos resgatando memórias, relatos, a partir de um retalho de histórias do nosso povo. Seja em livros, seja no audiovisual. Então, esse doc é parte de algo maior que vai na mesma corrente de outros fazedores de Cultura aqui da cidade. É muito bonito ver todo mundo se movimentando. Temos muita coisa a mostrar, a conhecer e a reconhecer”, pontua o diretor Clodoaldo Silva que, em paralelo, também está à frente do projeto Raízes de Arapiraca, junto ao deputado Ricardo Nezinho.
Segundo ele, a obra fílmica em seus 42 minutos resgata a riqueza histórica e cultural da cidade centenária, apresentando depoimentos, imagens e narrativas que destacam a importância da feira, do fumo e das manifestações culturais que moldaram essa identidade arapiraquense em formação.
Com essa perspectiva, o projeto documental busca, portanto, ser uma fonte futura de pesquisa, estudo e inspiração, revelando a diversidade cultural de Arapiraca e a força de seu povo.
O doc é uma realização de Aldo Creative Studio (Aldo CS), com incentivo da Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, e do Governo Federal, a partir da Lei Paulo Gustavo, vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), contando ainda com o apoio da Zóio Comunicação, do projeto Raízes de Arapiraca e do próprio Vila Vinil.
Para mais informação sobre o projeto audiovisual, você pode acessar: www.arapiracacultural.com.br
Últimas notícias
Mulher é presa após agredir sobrinho com pedaço de madeira no município de Piranhas
Secretaria de Fazenda tira dúvidas de contribuintes sobre envio de carnês do IPTU 2026
Rute Nezinho ministra palestras sobre combate à violência contra a mulher em instituições de acolhimento
Sindrádio/AL se reúne com direção da TV Asa Branca para tratar de sindicalização e Acordo Coletivo de Trabalho
Renan Filho desafia cúpula do MDB e descarta Temer como candidato à Presidência
‘Marina precisa aprender a perder’, dispara Heloísa Helena em crítica direta a ex-amiga
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
