Sala de Espera do Hospital de Emergência do Agreste tira dúvidas sobre a rotina da unidade
Através da iniciativa, os familiares e acompanhantes dos pacientes têm acesso a informações como as normas e os horários de visitas

O projeto Sala de Espera, desenvolvido por profissionais do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, tem sido uma importante ferramenta para conscientizar familiares de pacientes a respeito de causas e consequências de acidentes de trânsito. Por meio dele, também são repassadas explicações aos acompanhantes sobre a rotina dos serviços na maior instituição hospitalar do interior de Alagoas.
Por causa das festas de Natal e Ano Novo, os profissionais reforçaram a importância da direção defensiva como uma das principais formas de evitar acidentes. Para isso, foi evidenciado o risco da mistura de bebida alcoólica e condução de veículos, responsável pela maioria dos casos de acidentes atendidos no HEA.
“Esta comunicação direta entre os profissionais e o público, na recepção do Hospital de Emergência do Agreste, propicia repassar informações sobre acidentes, principalmente de trânsito. Mostramos que eles podem ser evitados, bastando não misturar álcool e a condução de veículos, utilizando a direção defensiva, principalmente neste período do ano, para que as festas sejam comemoradas da melhor maneira possível e sem registros de tragédias”, explicou o coordenador do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), o assistente social Rodrigo Barbosa.
Ele ressaltou que, na véspera de Natal, também houve explicação sobre o trabalho da Área Lilás do HEA, que acolhe vítimas de violência. “O objetivo é que diariamente possamos trazer profissionais de setores diferentes para explicar o funcionamento do Hospital de Emergência do Agreste, ampliando nossa capacidade de acolher não apenas os pacientes, mas também os familiares”, afirmou o coordenador do GTH do HEA.

Além da conscientização, os profissionais também levam aos familiares e acompanhantes dos pacientes informações sobre os serviços e rotinas hospitalares, oferecendo diretamente a possibilidade do público tirar dúvidas. “As pessoas que estão acessando os nossos serviços, muitas vezes vêm sem nenhuma orientação. Em várias situações é a primeira vez que entram num hospital. Por meio do projeto Sala de Espera, elas ficam sabendo a quem procurar em primeiro lugar, horários de visita e como ter acesso a informações sobre pacientes”, disse a assistente social Ana Tereza Albuquerque.
Horários de visitas
Sobre os horários de visita, Ana explicou que na Área Laranja ela deve ser feita a partir das 11 horas da manhã. Na Amarela, a visita ocorre às 15 horas da tarde. Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Geral e na UTI para casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), o horário de visita é às 13h30, enquanto que nas UTIs 1 e 2, a visitação ocorre às 14h30.
“O projeto Sala de Espera também é uma forma de criar um vínculo com os familiares dos pacientes internados no HEA. Desta forma, mostramos os serviços e ajudamos a tirar dúvidas, aumentando o índice de confiança entre eles e as equipes multidisciplinares”, enalteceu a psicóloga Adelaide Pacheco.
Últimas notícias

Acidente grave é registrado na noite deste domingo (29) na Avenida Durval de Góes Monteiro, em Maceió

Cadáver é achado na zona rural do município de Marechal Deodoro

Polícia Militar de Alagoas apreende mais de 6kg de entorpecentes em área de mata no bairro Chã de Bebedouro, em Maceió

Homicídio é registrado na comunidade Mangabeiras, em Arapiraca

Shows de Léia Soares, Kátia Di Tróia e Alex Souza marcam noite de Festa no São João do Povo

Penedo participa de 4º Fórum SP Cine, em São Paulo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
