[Vídeo] São Sebastião aposta no desenvolvimento do turismo com adesão à Instância do Agreste
Município foi o primeiro a aderir a governança
![[Vídeo] São Sebastião aposta no desenvolvimento do turismo com adesão à Instância do Agreste](https://img.7segundos.com.br/EJS1WTng3aA2tPCnFYW0tnlmANk=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2024-12-30-at-143327.jpeg)
Com a assinatura do termo de adesão à Instância do Agreste nesta segunda (30), São Sebastião entra de vez no caminho do desenvolvimento turístico e social.
A Instância do Agreste é uma entidade formada pelo trade turístico e que conta com o apoio e participação dos poderes público, privado e sociedade civil. Com a adesão do município à governança, São Sebastião passa a receber apoio para desenvolver e divulgar os potenciais turísticos locais.
"Estamos aqui muito felizes por estarmos assinando a adesão à Instância do Agreste. Com ela nós vamos ter um avanço no turismo de São Sebastião, principalmente no que diz respeito à rota da cachaça, a rota indígena e a renda de bilro, enfim, tudo aquilo que nossa cidade pode oferecer", declarou o prefeito José Pacheco.
De acordo com a presidente da Instância, Evânia Albuquerque, há três anos o município agrestino tem sido alvo de estudo e mapeamento de rotas turísticas, como a Rota da Cachaça, que já obteve reconhecimento nacional.
"É de grande importância que São Sebastião se una a essa Governança, pois a cidade tem muitos atrativos que merecem ser conhecidos e valorizados, como sua rica cultura, os povos indígenas e, claro, a Renda de Bilro, que é um símbolo da cidade", ressaltou Evânia.
Para o secretário de Cultura e Turismo de São Sebastião, Rubens Romão, a adesão à Instância é importante porque vai aumentar os investimentos no turismo e o consequente desenvolvimento econômico da população e da cidade.
Renda de bilro
Símbolo cultural do município de São Sebastião, a renda de bilro foi por muitos anos uma tradição passada de mãe para filhas e pode ter sua riqueza de pontos e de formas artesanais resgatada e valorizada pelo turismo. Produzida artesanalmente, ponto a ponto, cruzando fio têxtil com a ajuda de bilros e alfinetes, a renda encanta pela riqueza de detalhes e pela habilidade das rendeiras em manusear dezenas de bilros com perfeição.
Rota da Cachaça
Consolidada nacionalmente, a Rota da Cachaça já tem em São Sebastião uma de suas principais representantes, a Cachaça Gogó da Ema, que possui nada menos de 39 prêmios nacionais e internacionais e que desde 2023 passou a receber grupos de turistas interessados em conhecer o processo de produção da cachaça, gim e mel de engenho premiados.
Rota indígena
A mais nova rota turística criada pela Instância do Agreste, a Rota Indígena já foi premiada pela Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) e torna São Sebastião apto a receber recursos do Ministério do Turismo e da Secretaria de Estado do Turismo para desenvolvimento de projetos voltados para o fomento e divulgação do turismo e artesanato indígenas.
Veja agora a entrevista de Marivaldo Vítor com o secretário Rubens Romão:
Últimas notícias

Morre Gabi, representante da luta contra a leucemia da Apala, em Maceió

Feito é encontrado em abra no bairro Tabuleiro do Martins, em Maceió

Audiência Pública vai debater concessão dos serviços de drenagem urbana em Maceió

Juiz julga improcedente ação para cassação dos vereadores de MDB de Japaratinga

Audiência pública na ALE debate políticas públicas voltadas às marisqueiras
Polícia Civil institui comissão para aprofundar investigações do desaparecimento de Ana Beatriz
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
