[Vídeo] São Sebastião aposta no desenvolvimento do turismo com adesão à Instância do Agreste
Município foi o primeiro a aderir a governança
Com a assinatura do termo de adesão à Instância do Agreste nesta segunda (30), São Sebastião entra de vez no caminho do desenvolvimento turístico e social.
A Instância do Agreste é uma entidade formada pelo trade turístico e que conta com o apoio e participação dos poderes público, privado e sociedade civil. Com a adesão do município à governança, São Sebastião passa a receber apoio para desenvolver e divulgar os potenciais turísticos locais.
"Estamos aqui muito felizes por estarmos assinando a adesão à Instância do Agreste. Com ela nós vamos ter um avanço no turismo de São Sebastião, principalmente no que diz respeito à rota da cachaça, a rota indígena e a renda de bilro, enfim, tudo aquilo que nossa cidade pode oferecer", declarou o prefeito José Pacheco.
De acordo com a presidente da Instância, Evânia Albuquerque, há três anos o município agrestino tem sido alvo de estudo e mapeamento de rotas turísticas, como a Rota da Cachaça, que já obteve reconhecimento nacional.
"É de grande importância que São Sebastião se una a essa Governança, pois a cidade tem muitos atrativos que merecem ser conhecidos e valorizados, como sua rica cultura, os povos indígenas e, claro, a Renda de Bilro, que é um símbolo da cidade", ressaltou Evânia.
Para o secretário de Cultura e Turismo de São Sebastião, Rubens Romão, a adesão à Instância é importante porque vai aumentar os investimentos no turismo e o consequente desenvolvimento econômico da população e da cidade.
Renda de bilro
Símbolo cultural do município de São Sebastião, a renda de bilro foi por muitos anos uma tradição passada de mãe para filhas e pode ter sua riqueza de pontos e de formas artesanais resgatada e valorizada pelo turismo. Produzida artesanalmente, ponto a ponto, cruzando fio têxtil com a ajuda de bilros e alfinetes, a renda encanta pela riqueza de detalhes e pela habilidade das rendeiras em manusear dezenas de bilros com perfeição.
Rota da Cachaça
Consolidada nacionalmente, a Rota da Cachaça já tem em São Sebastião uma de suas principais representantes, a Cachaça Gogó da Ema, que possui nada menos de 39 prêmios nacionais e internacionais e que desde 2023 passou a receber grupos de turistas interessados em conhecer o processo de produção da cachaça, gim e mel de engenho premiados.
Rota indígena
A mais nova rota turística criada pela Instância do Agreste, a Rota Indígena já foi premiada pela Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) e torna São Sebastião apto a receber recursos do Ministério do Turismo e da Secretaria de Estado do Turismo para desenvolvimento de projetos voltados para o fomento e divulgação do turismo e artesanato indígenas.
Veja agora a entrevista de Marivaldo Vítor com o secretário Rubens Romão: