Semarh emite alerta de baixa umidade e altas temperaturas para o Sertão de Alagoas
Aviso meteorológico permanece válido até domingo (5)
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) emitiu nesta quinta-feira (2) um alerta para a baixa umidade relativa do ar nas regiões do Sertão e Sertão do São Francisco. O aviso meteorológico é válido até domingo (5).
De acordo com a Semarh, a combinação de uma massa de ar seco e quente com um sistema de alta pressão atmosférica tem reduzido significativamente a umidade do ar e dificultado a formação de nuvens.
Em alguns momentos do dia, a umidade relativa pode cair para níveis críticos, abaixo de 30%, agravando os riscos à saúde e aumentando o desconforto térmico.
Além disso, as temperaturas máximas nessas regiões podem atingir até 37°C nos próximos dias, aumentando ainda mais a sensação de calor e os cuidados necessários, especialmente para grupos vulneráveis como crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias.
Riscos associados
A baixa umidade e o calor intenso trazem uma série de riscos à saúde e ao meio ambiente. Entre os principais destaques, estão:
Cuidados com atividades ao ar livre: Evitar a exposição ao sol nos horários de maior radiação solar, entre 10h e 16h.
Aumento do risco de queimadas: As condições climáticas atuais favorecem a propagação de incêndios em áreas de vegetação seca.
Impactos à saúde: Umidade abaixo de 30% pode causar ressecamento das vias nasais, agravamento de doenças respiratórias e desconforto geral.
Recomendações
A Semarh orienta a população a tomar medidas preventivas para minimizar os impactos das condições climáticas adversas:
Hidrate-se regularmente: Beba bastante água ao longo do dia.
Evite exposição ao sol nos horários de pico: Dê preferência a ambientes frescos e bem ventilados.
Cuide da saúde de grupos vulneráveis: Atenção especial para crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios.
Previna queimadas: Evite acender fogueiras ou realizar queimadas, e denuncie focos de incêndio às autoridades competentes.
*Estagiário sob supervisão da redação
Últimas notícias
Alckmin confirma que mudanças no tarifaço de Trump prejudicaram café brasileiro: “Manteve 40%”
Polícia Militar apreende 21 armas de fogo e 24 Kg de drogas em Alagoas
Enem 2025: o que é permitido e o que é proibido no dia da 2ª prova?
Motocicleta é furtada em frente à ginásio no Conjunto Cleto Marques Luz, em Maceió
Governo de Alagoas anuncia obra de triplicação da rodovia AL-101 Sul
Proprietário de bar é preso por exploração sexual de adolescente, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
